
Câmara celebra o Dia Nacional dos Metalúrgicos
“Nunca mais vamos usar cerol ou linha chilena para empinar pipa”, foi o que disseram os alunos da Escola Dario Brasil, que participaram na tarde desta quinta-feira (...)
“Nunca mais vamos usar cerol ou linha chilena para empinar pipa”, foi o que disseram os alunos da Escola Dario Brasil, que participaram na tarde desta quinta-feira (16/06), da 12ª Semana “Pipa sem Mortes”, instituída pelo decreto legislativo nº 07/99, de autoria do ex-vereador Luciano Júnior e realizada neste ano por iniciativa do presidente da Câmara, vereador João Manoel dos Santos (PTB), através de parceria com Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).
Mais de 120 crianças das quintas e sextas séries assistiram as palestras ministradas pelo 2º Sargento do Corpo de Bombeiros, Benedito Carlos, que falou sobre a importância de soltar pipa com segurança, os problemas gerados pelo uso de cerol e da linha chilena e foram alertados para os perigos do não cumprimento das regras básicas para brinca de pipa.
Durante a palestra, o militar mostrou imagens de ferimentos causados pelo uso do cerol e da linha cerol e explicou que conforme o tipo de ferimento pode levar uma pessoa morte. No final, sargento Cleto fez uma simulação de primeiros socorros em acidentes provocados pela soltura de pipas sem a observação das normas básicas de segurança e tirou duvidas dos presentes.
O vereador João Manoel dos Santos, comentou que o objetivo da semana é informar e orientar as crianças o modo correto da utilização de pipas, sem o uso de cerol e da linha chilena, pois a prática indevida desta atividade recreativa pode causar, inclusive mortes.
Ele alertou os alunos da Escola Dario Brasil, que o uso da linha chilena e do cerol é crime, previsto em lei, com pena desde pagamento de multa a prisão, dependendo do grau de gravidade da situação e informou que vai reunir os comandos das policias Militar, Civil e Guarda Municipal, para cobrar fiscalização rigorosa para o uso do cerol e da linha chilena.
Os estudantes Kleber e Carlos, disseram que a palestra foi muito interessante, que preferem jogar vídeo game a empinar pipa, mas que irão comentar com outros colegas o perigo do uso cerol e da linha chilena. O mesmo fará o adolescente Jonath, que prefere jogar futebol.
Já Leonardo, Cristiano, Cristian, Willian e Gabriel, contaram que já chegaram a usar o cerol, mas que depois das imagens mostradas pelo sargento Cleto, não irão mais usar o produto ou a linha chilena que é mais perigosa que o cerol.
Ao serem questionados de onde conseguem o cerol, a maioria dos participantes da palestra disseram que compram em lojas que vendem pipas e que a linha chilena é de um senhor na avenida Raposo Tavares.
As professoras Maria Helena, Karina, Mara e Beatriz, gostaram do conteúdo da palestra, comentaram que ficaram surpresas com o número de crianças que fazem o uso do cerol e da linha chilena e que é difícil conscientizs-las, mas que irão continuar o trabalho iniciado na palestra na escola.
A 12ª edição da semana “Pipa sem Mortes" será encerrada na manhã desta sexta-feira (17) na Rua do Porto, em evento que deve reunir centenas de alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes que participarem do encontro serão presenteados com pipas e receberão orientações de como empiná-las de forma segura.
O sargento Cleto orientou as crianças e educadores a denunciar as pessoas que vendem o cerol ou a linha chilena, através do telefone 190.
Patrícia Sant’Ana Amancio _ MTb: 24.154
Foto: Davi Negri _ MTb: 20.499
Câmara celebra o Dia Nacional dos Metalúrgicos
PLC que busca acelerar análise de projetos urbanísticos vai a votação
Proposta veda eventos com conteúdo impróprio em espaços públicos
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
Vereador participa de solenidade no Tiro de Guerra Piracicaba
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede