EM PIRACICABA (SP) 16 DE JUNHO DE 2011

Acidentes causados pelo cerol e linha chilena chocam alunos do Dario Brasil

“Nunca mais vamos usar cerol ou linha chilena para empinar pipa”, foi o que disseram os alunos da Escola Dario Brasil, que participaram na tarde desta quinta-feira (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


“Nunca mais vamos usar cerol ou linha chilena para empinar pipa”, foi o que disseram os alunos da Escola Dario Brasil, que participaram na tarde desta quinta-feira (16/06), da 12ª Semana “Pipa sem Mortes”, instituída pelo decreto legislativo nº 07/99, de autoria do ex-vereador Luciano Júnior e realizada neste ano por iniciativa do presidente da Câmara, vereador João Manoel dos Santos (PTB), através de parceria com Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

Mais de 120 crianças das quintas e sextas séries assistiram as palestras ministradas pelo 2º Sargento do Corpo de Bombeiros, Benedito Carlos, que falou sobre a importância de soltar pipa com segurança, os problemas gerados pelo uso de cerol e da linha chilena e foram alertados para os perigos do não cumprimento das regras básicas para brinca de pipa.

Durante a palestra, o militar mostrou imagens de ferimentos causados pelo uso do cerol e da linha cerol e explicou que conforme o tipo de ferimento pode levar uma pessoa morte. No final, sargento Cleto fez uma simulação de primeiros socorros em acidentes provocados pela soltura de pipas sem a observação das normas básicas de segurança e tirou duvidas dos presentes.

O vereador João Manoel dos Santos, comentou que o objetivo da semana é informar e orientar as  crianças o modo correto da utilização de pipas, sem o uso de cerol e da linha chilena, pois a  prática indevida desta atividade recreativa pode causar, inclusive mortes.

Ele alertou os alunos da Escola Dario Brasil, que o uso da linha chilena e do cerol é crime, previsto em lei, com pena desde pagamento de multa a prisão, dependendo do grau de gravidade da situação e informou que vai reunir os comandos das policias Militar, Civil e Guarda Municipal, para cobrar fiscalização rigorosa para o uso do cerol e da linha chilena.

Os estudantes Kleber e Carlos, disseram que a palestra foi muito interessante, que preferem jogar vídeo game a empinar pipa, mas que irão comentar com outros colegas o perigo do uso cerol e da linha chilena. O mesmo fará o adolescente Jonath, que prefere jogar futebol.

Já Leonardo, Cristiano, Cristian, Willian e Gabriel, contaram que já chegaram a usar o cerol, mas que depois das imagens mostradas pelo sargento Cleto, não irão mais usar o produto ou a linha chilena que é mais perigosa que o cerol.

Ao serem questionados de onde conseguem o cerol, a maioria dos participantes da palestra disseram que compram em lojas que vendem pipas e que a linha chilena é de um senhor na avenida Raposo Tavares.

As professoras Maria Helena, Karina, Mara e Beatriz, gostaram do conteúdo da palestra, comentaram que ficaram surpresas com o número de crianças que fazem o uso do cerol e da linha chilena e que é difícil conscientizs-las, mas que irão continuar o trabalho iniciado na palestra na  escola.

A 12ª edição da semana “Pipa sem Mortes" será encerrada na manhã desta sexta-feira (17) na Rua do Porto, em evento que deve reunir centenas de alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes que participarem do encontro serão presenteados com pipas e receberão orientações de como empiná-las de forma segura.

O sargento Cleto orientou as crianças e educadores a denunciar as pessoas que vendem o cerol ou a linha chilena, através do telefone 190.

 

 


Patrícia Sant’Ana Amancio _ MTb: 24.154
Foto: Davi Negri _ MTb: 20.499

Legislativo João Manoel

Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154

Notícias relacionadas