
Premiação buscava voluntários para lutar na Guerra do Paraguai
Livro de atas traz registros de 1849 a 1852 e foi doado à Câmara em 1923; Setor de Gestão de Documentação e Arquivo transcreveu e disponibilizou os itens no sistema Atom
A digitalização e a transcrição dos itens documentais podem ser acessadas pelo público no acervo digital da Câmara
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A partir desta terça-feira (4), o livro de atas da Irmandade do Santíssimo Sacramento está disponível ao acesso público no acervo histórico digital da Câmara Municipal de Piracicaba. Os documentos, que datam de 1849 a 1852, podem ser localizados no sistema Atom (Access to Memory) a partir deste link.
A Irmandade do Santíssimo Sacramento – uma confraria católica que surgiu ainda na Idade Média e é uma das mais antigas do catolicismo – chegou à Vila Nova da Constituição, como era nomeada Piracicaba à época, em 7 de outubro de 1849, instalando-se na Catedral de Santo Antônio. De acordo com o historiador Leandro Guerrini, a irmandade foi responsável pelo estabelecimento da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, em 1854.
Segundo a ata da sessão extraordinária de 17 de setembro de 1923, o livro de atas da Irmandade chegou ao acervo da Câmara através de doação feita por Júlio Conceição nesse mesmo ano. Fazem parte do livro 25 itens documentais, que registram o processo de fundação da Irmandade, bem como seus encaminhamentos e decisões.
A primeira ata presente no livro é do dia de sua fundação, em 1849; nela, registra-se uma reunião realizada na sacristia da Igreja Matriz, na qual os presentes se declararam "irmãos”, como eram denominados os membros da irmandade. De acordo com o documento, na mesma ocasião, foi decidida, por votação, a composição da Mesa Diretora da Irmandade. As funções de cada membro também foram estabelecidas provisoriamente nessa reunião; José Pinto de Almeida, reconhecido hoje como fundador da Santa Casa, foi nomeado como provedor.
Além da digitalização dos 25 documentos, o arquivo com o índice, o resumo de cada ata e suas transcrições também podem ser localizados na plataforma Atom.
Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, 1.132 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.
Premiação buscava voluntários para lutar na Guerra do Paraguai
Câmara fez sessão para comunicar ascensão de dom Pedro 2º ao reinado
Denominação da Praça da Saudade foi instituída antes do cemitério
Achados do Arquivo: “apertem os cintos... o procurador sumiu!”
Instituído internacionalmente, Dia da Mulher também tem lei municipal
Ofícios externam receio local com atos violentos na Capital do Império
Câmara disponibiliza fotos da visita do secretário Raphael Noschese
Criação do cargo de prefeito, em 1835, expõe conjuntura da época
Há sete décadas, Câmara discutia prêmio a cordões carnavalescos
Achados do arquivo: maus-tratos contra animais vira lei em 1908
Acervo: solenidade de 1995 homenageou comunidade negra piracicabana
Em 1900, Câmara é convidada para honras fúnebres a rei italiano
Piracicaba teve forca para punir escravos em meados de 1800
Arquivo: localização de cemitério foi debatida na Câmara em 1836
Acervo histórico digital da Câmara recebe novos conjuntos documentais