
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Proposta da vereadora Rai de Almeida (PT), objetivo é instituir na cidade a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE)
Vereadora Rai de Almeida (PT) solicitou a realização da audiência pública sobre o PMLLLB
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba realizará no próximo dia 28, a partir das 14h30, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), desenvolvido na Casa pela vereadora Rai de Almeida (PT). A aprovação do requerimento 490/2023, que solicita o evento, aconteceu na noite desta quinta-feira (1º), durante a 32ª Reunião Ordinária.
“Existe a Lei Federal 3.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita, a PNLE, e ela tem repercussão no País todo”, destacou Rai de Almeida, ao justificar a proposta para a realização da audiência pública. “Essa lei instaurou um debate com bibliotecários, estudantes, professores, secretarias de Educação e de Cultura”, disse.
Ela lembra que, dentre as diretrizes nacionais, está o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito, “inclusive, com políticas de estímulo à leitura como instrumento de cidadania e contribuir para uma sociedade mais justa”, destaca, ao lembrar que o Brasil está entre os 57 países com déficit de leitura.
“Quando temos uma sociedade digna, temos os Direitos Humanos e reduzimos o preconceito”, definiu, ao defender o fortalecimento das bibliotecas públicas. “Que o Executivo encaminhe projeto de lei para que Piracicaba seja uma cidade da leitura”, concluiu, ao lembrar que existe apenas uma biblioteca pública no Município.
AUDIÊNCIA – No requerimento que solicita a audiência, a vereadora apresenta breve histórico sobre o início das discussões para a implementação do PMLLLB na cidade, neste primeiro semestre de 2023. “Foram realizadas três reuniões públicas, nas quais se discutiu com a sociedade a elaboração de um programa municipal”, informa.
Estão convocados para audiência pública o secretário de Ação Cultural (Semac) e de Governo, Carlos Beltrame, e o secretário de Educação, Bruno Roza.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária