Zezinho Pereira toma posse para o terceiro mandato como vereador
Audiência pública discutirá a elaboração do plano municipal do livro
Proposta da vereadora Rai de Almeida (PT), objetivo é instituir na cidade a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE)
Vereadora Rai de Almeida (PT) solicitou a realização da audiência pública sobre o PMLLLB
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba realizará no próximo dia 28, a partir das 14h30, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), desenvolvido na Casa pela vereadora Rai de Almeida (PT). A aprovação do requerimento 490/2023, que solicita o evento, aconteceu na noite desta quinta-feira (1º), durante a 32ª Reunião Ordinária.
“Existe a Lei Federal 3.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita, a PNLE, e ela tem repercussão no País todo”, destacou Rai de Almeida, ao justificar a proposta para a realização da audiência pública. “Essa lei instaurou um debate com bibliotecários, estudantes, professores, secretarias de Educação e de Cultura”, disse.
Ela lembra que, dentre as diretrizes nacionais, está o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito, “inclusive, com políticas de estímulo à leitura como instrumento de cidadania e contribuir para uma sociedade mais justa”, destaca, ao lembrar que o Brasil está entre os 57 países com déficit de leitura.
“Quando temos uma sociedade digna, temos os Direitos Humanos e reduzimos o preconceito”, definiu, ao defender o fortalecimento das bibliotecas públicas. “Que o Executivo encaminhe projeto de lei para que Piracicaba seja uma cidade da leitura”, concluiu, ao lembrar que existe apenas uma biblioteca pública no Município.
AUDIÊNCIA – No requerimento que solicita a audiência, a vereadora apresenta breve histórico sobre o início das discussões para a implementação do PMLLLB na cidade, neste primeiro semestre de 2023. “Foram realizadas três reuniões públicas, nas quais se discutiu com a sociedade a elaboração de um programa municipal”, informa.
Estão convocados para audiência pública o secretário de Ação Cultural (Semac) e de Governo, Carlos Beltrame, e o secretário de Educação, Bruno Roza.
Notícias relacionadas
Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos