Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Audiência pública discutirá a elaboração do plano municipal do livro
Proposta da vereadora Rai de Almeida (PT), objetivo é instituir na cidade a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE)
Vereadora Rai de Almeida (PT) solicitou a realização da audiência pública sobre o PMLLLB
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba realizará no próximo dia 28, a partir das 14h30, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), desenvolvido na Casa pela vereadora Rai de Almeida (PT). A aprovação do requerimento 490/2023, que solicita o evento, aconteceu na noite desta quinta-feira (1º), durante a 32ª Reunião Ordinária.
“Existe a Lei Federal 3.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita, a PNLE, e ela tem repercussão no País todo”, destacou Rai de Almeida, ao justificar a proposta para a realização da audiência pública. “Essa lei instaurou um debate com bibliotecários, estudantes, professores, secretarias de Educação e de Cultura”, disse.
Ela lembra que, dentre as diretrizes nacionais, está o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito, “inclusive, com políticas de estímulo à leitura como instrumento de cidadania e contribuir para uma sociedade mais justa”, destaca, ao lembrar que o Brasil está entre os 57 países com déficit de leitura.
“Quando temos uma sociedade digna, temos os Direitos Humanos e reduzimos o preconceito”, definiu, ao defender o fortalecimento das bibliotecas públicas. “Que o Executivo encaminhe projeto de lei para que Piracicaba seja uma cidade da leitura”, concluiu, ao lembrar que existe apenas uma biblioteca pública no Município.
AUDIÊNCIA – No requerimento que solicita a audiência, a vereadora apresenta breve histórico sobre o início das discussões para a implementação do PMLLLB na cidade, neste primeiro semestre de 2023. “Foram realizadas três reuniões públicas, nas quais se discutiu com a sociedade a elaboração de um programa municipal”, informa.
Estão convocados para audiência pública o secretário de Ação Cultural (Semac) e de Governo, Carlos Beltrame, e o secretário de Educação, Bruno Roza.
Notícias relacionadas
Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Vereadora critica corte de gastos e ajuste fiscal
Câmara apela por Censo de Segurança Alimentar e Nutricional
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Projeto de lei presta homenagem a integrante do Movimento Negro