
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Sistema informatizado está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde
Discussão teve início em junho de 2015 e reúne representantes de várias entidades
Crédito: Jéssica GaiseO vereador André Bandeira (PSDB) retomou nesta sexta-feira, 29, as discussões sobre o cadastro eletrônico das pessoas com deficiência na Rede de Atenção Básica do Município. O sistema está sendo desenvolvido pelo Departamento de Informática da Secretaria de Saúde e deve ficar pronto em breve.
O grupo começou a se reunir em junho de 2015, com a participação de várias entidades do município, além de integrantes do Executivo. O objetivo é agregar num só cadastro as informações que dizem respeito às pessoas com deficiência que vivem em Piracicaba.
Bandeira assistiu recentemente a uma reportagem sobre trabalho semelhante em Campinas. O parlamentar pretende agendar reunião no Executivo da cidade vizinha para saber quais os procedimentos estão sendo adotados, na tentativa de contribuir com o sistema que está sendo feito em Piracicaba.
Assim que o software estiver pronto, o Departamento de Informática da Secretaria de Saúde produzirá um vídeo-tutorial para o treinamento dos profissionais que atuam nas 72 unidades da Rede de Atenção Básica do Município, que compreendem as Crabs, UBSs e PSFs. Maria Cristina Colonnese, da Secretaria de Saúde, lembra que esta é uma forma de dinamizar o trabalho, em função do alto número de funcionários.
Ela solicitou ao grupo um texto sobre a importância do cadastro, que será utilizado no material. Maria Cristina defende ainda a implantação de uma carteirinha personalizada com foto, quando o mapeamento estiver avançado na cidade.
A capacitação das pessoas com deficiência para o mercado de trabalho também foi discutida no encontro. Segundo Bandeira, a empregabilidade desse público diminui em períodos de retração da economia. “É um assunto que devemos amadurecer no decorrer deste ano. Precisamos encontrar um caminho”, disse o parlamentar, que defendeu ainda iniciativas nos estabelecimentos de pequeno porte.
Uma das preocupações de Rosa Pompeu, da Inclus Assessoria, é despertar a consciência no proprietários das empresas sobre a importância da inclusão. “A gente tem que pensar num trabalho de mais assertividade e eficiência”, defendeu.
A reunião teve a presença de Conceição Brancalion de Souza, da Semtre; Talita Fortuoso, da Acipi; Denise Lourenço, da Apaspi; Antonio Pedroso Rodrigues, da Semdes; Dina Tanaka, da Ação Cultural; da psicóloga Ana Paula Taccetti Rossi; e de Maria Lúcia Camargo, da Inclus.
O próximo encontro do grupo está agendado para a sexta-feira, 26 de fevereiro, também na sala de reuniões localizada no segundo andar do prédio anexo da Câmara, na rua do Rosário, 833, Centro.
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Requerimento questiona situação da dívida ativa municipal
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Moção de aplausos homenageia os 50 anos de clínica veterinária
Vereador questiona ações adotadas no âmbito do Programa "Cuidando de Quem Cuida"
Câmara aprova requerimentos sobre imóveis próprios e alugados do município
Vereador questiona destino de resíduos de poda
Vereador volta a cobrar obra para escoamento de água pluvial na rua do Rosário