EM PIRACICABA (SP) 19 DE NOVEMBRO DE 2024

Câmara apela por Censo de Segurança Alimentar e Nutricional

Em moção de apelo, vereadora Rai de Almeida (PT) salienta importância do censo para a elaboração de políticas públicas




Toque na imagem para aumentar

Objetivo do censo é mensurar se há cidadãos em situação de insegurança alimentar

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 70ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (18), a moção nº 203/2024, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), de apelo ao Poder Executivo para que realize o Censo de Segurança Alimentar e Nutricional no município.

No documento, a parlamentar argumenta que a situação alimentar e nutricional da população só pode ser avaliada com maior profundidade por meio da promoção de políticas públicas que melhorem as condições nutricionais e que promovam acesso à saúde dos munícipes. Salientou ainda que o objetivo do censo é mensurar se há cidadãos em situação de insegurança alimentar.

“Os censos alimentares são de fundamental importância para estimar a qualidade e quantidade na frequência de consumo alimentar pelos indivíduos ou grupos, durante um período de tempo, para então verificar possíveis erros alimentares e adotar medidas para modificá-los”, traz a moção.

A vereadora acredita que o censo também auxilia a melhorar dietas, com maior consumo de frutas, verduras e alimentos integrais e menor consumo de açúcar, alimentos ricos em sal, frituras, carnes processadas, dentre outros. “Poderemos evidenciar a importância de se conhecer de forma adequada o consumo alimentar de indivíduos e populações por bairros e regiões, para colaborar com a intervenção nutricional, como o desenvolvimento de guias alimentares, além da importância das intervenções como facilitar o acesso a alimentos saudáveis, ampliar a rede de abastecimento, incentivar produtores locais”, pondera a parlamentar, na moção.

Ao justificar voto, Rai de Almeida salientou a importância do censo para a elaboração de políticas públicas. “Precisamos saber quantas pessoas precisam de alimentos, qual a qualidade, quantidade, teor nutricional, onde estão essas pessoas, estado de saúde”, afirmou. “Podemos adotar medidas políticas para a redução do preço dos alimentos. Que o prefeito deixe encaminhada uma ação nesse sentido”. Confira, no vídeo, a justificativa de voto da vereadora.

Institucional Rai de Almeida

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas