Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Câmara aprimora Lab-ID, plataforma colaborativa cidadã
Sistema permitirá ao cidadão enviar suas ideias diretamente ao Legislativo Piracicabano
Iniciativa é regulamentada por resolução
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A integração entre os departamentos e gabinetes da Câmara garantirá a implantação do Lab-ID (Laboratório de Ideias Legislativas), plataforma digital colaborativa em que a população terá a possibilidade de enviar sugestões ao Legislativo Piracicabano.
Estimular a participação popular é uma das premissas que norteiam a concepção do Lab-ID, instituído na Câmara por meio da resolução 10/2019, de 2 de dezembro, após a aprovação do projeto de resolução 13/2019, no mês anterior. Suas diretrizes estão alinhadas aos pilares do Parlamento Aberto, programa que busca a aproximação da população das atividades do Legislativo.
Na prática, o Lab-ID permitirá ao cidadão encaminhar ideias diretamente à Câmara. A plataforma digital, que será a “porta de entrada”, está em fase de desenvolvimento pelos profissionais do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Câmara, ligados ao Departamento de Administração.
Para demonstrar como será o funcionamento da interface de trabalho, os servidores do CPD, o analista de sistemas Adriano Silva e o programador Marco Antonio Pereira Junior, se reuniram na manhã desta sexta-feira (2), via Google Meet, com gabinetes e a diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues.
"A proposta vai enriquecer ainda mais as possibilidades que a população tem de participar das atividades legislativas. A participação popular tem sido uma crescente desde a implantação do Parlamento Aberto e cabe a nós, como agentes públicos, estimular e desenvolver novas ferramentas para ampliar ainda mais a proximidade do cidadão com a Câmara", destaca Valéria Rodrigues.
Após efetuar um rápido cadastro no sistema do Lab-ID e lançar a sua ideia, o cidadão poderá acompanhar todo o andamento da proposta na Câmara, como ainda seus desdobramentos e pareceres. A interface permitirá, por exemplo, anexar documentos e imagens. O autor da ideia poderá também divulgá-la nas redes sociais e receber engajamento externo.
Enquanto trabalha com o aprimoramento das ferramentas, os profissionais do CPD também se reunirão, nas próximas semanas, com a direção e os servidores dos departamentos de Assuntos Legislativos e de Assuntos Jurídicos. “Conforme as sugestões forem encaminhadas à Câmara, os gabinetes e departamentos formarão uma espécie de 'Banco de Ideias', que serão analisadas a partir da temática (meio ambiente, cultura, esportes, educação, por exemplo) e passarão por vários processos de checagem”, diz Adriano Silva.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
Câmara aprova resolução que consolida denominações de espaços físicos
Novos locais de atendimento da Saúde são tema de audiência pública
Câmara analisa, nesta segunda (25), atualizações na LDO 2025
Presidente da Câmara dá boas-vindas aos novos vereadores eleitos
Câmara é reconhecida por excelência em programa de estágio
Comurba, 60 anos depois da queda: uma história inacabada
Com candidatura aceita no TSE, Gesiel de Madureira é eleito vereador
Com 53,61% dos votos, Hélio Zanatta é o prefeito eleito de Piracicaba
Ciro da Van toma posse como vereador na Câmara de Piracicaba
Lei consolida o Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba
Servidores do Legislativo de Franca visitam a Câmara de Piracicaba
Departamento de Comunicação promove cobertura das Eleições 2024