Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Câmara aprova alteração das regras para uso do plenário
Projeto de resolução 5/2024 foi votado durante reuniões extraordinárias na tarde desta quinta-feira (27)
Vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, é o autor do projeto de resolução 5/2024
Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557Durante a 39ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta quinta-feira (27), foi aprovado projeto de resolução 5/2024, do vereador Wagner Alexandre de Oliveira (PSD), o Wagnão, presidente do Legislativo piracicabano. O projeto, que recebeu o Substitutivo 1 também de autoria de Wagnão e da vereadora Silvia Morales (PV), altera a resolução 1/2014, que disciplina o uso da sala do Plenário "Francisco Antonio Coelho" e a participação do público nas atividades legislativas.
O Substitutivo 1 ao PR 5/2024 introduz mudanças nos incisos VIII e XI do artigo 9º e no inciso XI do artigo 14 da Resolução 1/2014. As modificações retiram a restrição ao uso de bonés e chapéus na Galeria do Plenário da Câmara e visa coibir o uso de adornos, fantasias e vestimentas que possam ridicularizar os presentes durante as sessões plenárias.
O novo texto do inciso IX do artigo 9º e do inciso XI do artigo 14 especifica a proibição do uso de "nariz de palhaço e/ou todo e qualquer artefato, fantasia ou vestimenta, que caracterizem a ridicularização dos presentes".
De acordo com a justificativa apresentada pelos autores do projeto, a proposta visa adequar a normativa em vigor, promovendo um ambiente de respeito e seriedade nas sessões plenárias da Câmara. "A presente propositura visa adequar a resolução em vigor, que disciplina o uso da Sala do Plenário desta Casa de Leis", destacou Wagnão.
A vereadora Rai de Almeida (PT) destacou a importância da mudança aprovada, afirmando que o presidente da Câmara assumiu o compromisso de alterar a resolução de forma a proibir apenas os adornos que caracterizem a ridicularização dos presentes. Ela enfatizou que será permitido o uso de adereços de movimentos e organizações, o que considera um ganho significativo para a participação democrática nas sessões.
"A aprovação deste projeto é um passo importante. O presidente assumiu o compromisso de fazer a alteração da resolução e só serão proibidos adornos que caracterizem ridicularização dos presentes. Mas é possível usar adereços de movimentos e organizações. Este é um ganho e no segundo semestre teremos sessões bastante participativas e as pessoas poderão usar os adereços tranquilamente. Que este seja o espaço da democracia e da participação para as pessoas", afirmou Rai de Almeida.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Aprovado o Programa de Fomento às Cadeias Produtivas Agropecuárias
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Presidente oficializa criação da primeira CIPA na Câmara
Atleta campeã panamericana de Kickboxing receberá moção de aplausos