Projeto sobre permanência de fisioterapeuta durante partos é aprovado
Câmara aprova alteração das regras para uso do plenário
Projeto de resolução 5/2024 foi votado durante reuniões extraordinárias na tarde desta quinta-feira (27)
Vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, é o autor do projeto de resolução 5/2024
Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557Durante a 39ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta quinta-feira (27), foi aprovado projeto de resolução 5/2024, do vereador Wagner Alexandre de Oliveira (PSD), o Wagnão, presidente do Legislativo piracicabano. O projeto, que recebeu o Substitutivo 1 também de autoria de Wagnão e da vereadora Silvia Morales (PV), altera a resolução 1/2014, que disciplina o uso da sala do Plenário "Francisco Antonio Coelho" e a participação do público nas atividades legislativas.
O Substitutivo 1 ao PR 5/2024 introduz mudanças nos incisos VIII e XI do artigo 9º e no inciso XI do artigo 14 da Resolução 1/2014. As modificações retiram a restrição ao uso de bonés e chapéus na Galeria do Plenário da Câmara e visa coibir o uso de adornos, fantasias e vestimentas que possam ridicularizar os presentes durante as sessões plenárias.
O novo texto do inciso IX do artigo 9º e do inciso XI do artigo 14 especifica a proibição do uso de "nariz de palhaço e/ou todo e qualquer artefato, fantasia ou vestimenta, que caracterizem a ridicularização dos presentes".
De acordo com a justificativa apresentada pelos autores do projeto, a proposta visa adequar a normativa em vigor, promovendo um ambiente de respeito e seriedade nas sessões plenárias da Câmara. "A presente propositura visa adequar a resolução em vigor, que disciplina o uso da Sala do Plenário desta Casa de Leis", destacou Wagnão.
A vereadora Rai de Almeida (PT) destacou a importância da mudança aprovada, afirmando que o presidente da Câmara assumiu o compromisso de alterar a resolução de forma a proibir apenas os adornos que caracterizem a ridicularização dos presentes. Ela enfatizou que será permitido o uso de adereços de movimentos e organizações, o que considera um ganho significativo para a participação democrática nas sessões.
"A aprovação deste projeto é um passo importante. O presidente assumiu o compromisso de fazer a alteração da resolução e só serão proibidos adornos que caracterizem ridicularização dos presentes. Mas é possível usar adereços de movimentos e organizações. Este é um ganho e no segundo semestre teremos sessões bastante participativas e as pessoas poderão usar os adereços tranquilamente. Que este seja o espaço da democracia e da participação para as pessoas", afirmou Rai de Almeida.
Notícias relacionadas
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em segunda discussão
Requerimento cobra informações sobre mudanças no transporte Elevar
Requerimento pede relação de eventos no Engenho Central
Vereadora reforça compromisso ambiental e agradece apoio nas eleições
Solenidade do Dia Municipal da Favela acontece nesta terça-feira
Requerimento pede informações sobre poda de árvores no Mario Dedini
Câmara rejeita veto ao projeto de lei sobre educação em tempo integral
Audiência pública sobre as obras de recapeamento é cancelada
Lei municipal reforça segurança de estabelecimentos noturnos
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão
Moção de apelo pede revisão da transferência da Cadme para o Postão
Programa de reinserção de dependentes passa em segunda discussão
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Moção apela ao secretário de Segurança por cessão de armas para GCM