EM PIRACICABA (SP) 01 DE JANEIRO DE 2025

Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026

Em um discurso emocionado após a votação, ele destacou a importância da democracia, reforçou seu compromisso com o diálogo




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Em uma reunião especial no início tarde desta quarta-feira (1º), realizada no Plenário "Francisco Antônio Coelho", o vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, foi eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Piracicaba para o biênio 2025-2026. A votação foi marcada pela adesão de 18 dos 23 votos possíveis em apoio à sua candidatura. 

A reunião especial foi conduzida pelo vereador Ary Pedroso Jr. (PL), por ter sido o parlamentar com a maior votação na eleição municipal de 2024.

Logo após a confirmação do resultado, o novo presidente do Legislativo piracicabano subiu à tribuna da Casa para agradecer os votos recebidos e expor suas intenções para o mandato. Em um discurso emocionado, Relinho destacou a importância da democracia, reforçou seu compromisso com o diálogo e valorizou os laços familiares e religiosos como base de sua trajetória política.

“Essa é uma missão delegada por Deus. É uma honra para mim estar neste lugar. Quero agradecer a Deus, sabedor de todas as coisas, minha esposa, meu filho e minha família que está comigo todos os dias e é quem dá o suporte quando somos criticados, sobretudo quando é uma crítica que dói em nós. Também quero agradecer ao Pastor Toninho e quero agradecer aos vereadores e às vereadoras, que me ouviram e participaram deste processo. Quero dizer que esse processo de eleição mostra que o Brasil é um país que tem democracia. Essa não é a vitória do Pastor Rerlison, mas da Câmara. Como servidor que sou, há 20 anos, quero agradecer o deputado estadual Alex Madureira, deputado Carlos Cézar e o deputado Jefferson (Campos), ao (Edvaldo) Brito, ao prefeito Helinho (Zanatta). Nós somos uma Câmara independente, mas é uma Câmara que dialoga. Um feliz 2025, abençoado por Deus", afirmou.

Na sequência da votação de Relinho como presidente, também foram eleitos, todos com 18 votos, os outros cargos da Mesa Diretora, que também será composta pelo vice-presidente Rafael Boer (PRTB); 1º-secretário Thiago Ribeiro (PRD); 2ª-secretária Alessandra Bellucci (Avante); suplente de vice-presidente Gustavo Pompeo (Avante) e suplente de 2ª-secretaria Fabinho Silva (Republicanos).

Histórico - Nascido em Jaguapitã (Paraná), Rerlison Teixeira de Rezende, o Relinho, chegou a Piracicaba em 1981 com os pais, Israel e Eunice, e dois irmãos, Cleber e Ederson. A busca por melhores oportunidades levou a família a se estabelecer na cidade, onde seu pai fez uma carreira no Semae, influenciando Rerlison a seguir os passos no serviço público.

A trajetória política de Relinho começou cedo, nos anos 1990, como representante estudantil no projeto Câmara Mirim. Posteriormente, ele ingressou no Semae, onde trabalhou por 20 anos como servidor público e técnico em saneamento. Paralelamente à sua atuação profissional, assumiu o pastorado na Igreja Quadrangular, conciliando sua missão religiosa com o desejo de impactar a sociedade de maneira mais ampla. Sua motivação para ingressar na política não surgiu da igreja, mas do anseio de contribuir para transformar a cidade e solucionar problemas que, como servidor, ele não podia resolver.

Eleito vereador, Relinho trouxe sua experiência e visão para a Câmara, onde cumpriu dois mandatos, destacando-se por iniciativas na saúde, educação e inclusão. Casado com Carina Rezende, é pai de Benjamin, de cinco anos, e sensível às demandas de famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista, ele se tornou uma voz ativa nessa causa.

Relinho já integrou a Mesa Diretora como primeiro secretário e vice-presidente. Em seu terceiro mandato na Câmara, foi eleito presidente para o biênio 2025-2026.

Legislativo Institucional

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas