
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Projeto de lei que prevê oferta de serviços gratuitos de arquitetura e engenharia para famílias com renda de até 3 salários mínimos foi aprovado nesta quinta-feira (7)
Projeto de lei 208/2023 foi aprovado em dois turnos na tarde desta quinta (7), na 23ª e 24ª reuniões extraordinárias
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, residentes na área urbana ou núcleo urbano isolado do Município, poderão contar com assistência técnica gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, em imóveis aprovados, regularizados ou passíveis de regularização, com área edificada máxima de 70 metros quadrados.
A previsão está contida no projeto de lei 208/2023, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a Política de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e estabelece o Programa Municipal de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Pathis), aprovado em dois turnos, na 23ª e na 24ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizadas na tarde desta quinta-feira (7).
O direito à assistência técnica, de acordo com a propositura, “abrange todos os trabalhos de levantamentos, projeto, acompanhamento de execução da obra, a cargo dos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia, necessários para a edificação, reforma, ampliação ou regularização da habitação”.
Os serviços ofertados mediante convênios ou termos de parceria com o Município deverão ser prestados por profissionais que atuem como “servidores públicos da administração direta municipal; integrantes de equipes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, a título gratuito ou oneroso; pertencentes às instituições de ensino público ou privado de extensão universitária, a título gratuito; ou pessoa jurídica mediante modalidade de licitação, a título oneroso”.
A assistência técnica prevista no projeto poderá ser custeada com recursos provenientes do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (Fumhis), "e na falta pelo Governo Municipal", além de recursos federais e estaduais, provenientes de Conselhos de Classes, através de termos de cooperação ou de outras fontes.
Trabalho conjunto e regularização fundiária - Ao discutir a propositura, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, disse que a oferta de serviços gratuitos de assistência técnica na área de habitação de interesse social é uma demanda antiga, proposta e discutida anteriormente na Casa, inclusive por meio de audiência pública e debates juntos às entidades de classe ligadas à área. Para evitar eventual vício de iniciativa, no entanto, a propositura foi apresentada pelo Executivo.
“Foi iniciado aqui pela Câmara, por nós, e a Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) fez uma conversa com a gente e com a secretária [municipal de Habitação e Gestão Territorial] para evitar um veto do prefeito caso o projeto andasse, e construímos o projeto em conjunto”, lembrou a parlamentar.
Silvia também subiu à tribuna para defender a emenda 01, de autoria da Comissão de Meio e Desenvolvimento Sustentável, que também previa a oferta de assistência técnica para projetos de regularização fundiária. A emenda, no entanto, foi rejeitada.
“Esse projeto é de extrema importância porque visa, realmente, a assistência técnica para a habitação dos que mais precisam, para quem não pode pagar um engenheiro, um arquiteto, poder usar essa assistência que a Prefeitura vai poder fornecer. Só que faltou uma palavrinha, que é a regularização fundiária de interesse social. Isso que é importante, o projeto como um todo, e não o individual”, ponderou a vereadora.
Outras duas emendas, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que propunham adequações técnicas em aspectos redacionais do projeto, foram aprovadas.
A propositura, agora, segue para o Executivo, e deve vigorar a partir de sua publicação.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária