Fórum de Segurança aponta preocupação com vandalismo a locais públicos
Câmara aprova criação de Fórum Permanente de Segurança Pública
Iniciativa veio da vereadora Coronel Adriana e foi aprovada nesta segunda-feira
Piracicaba é uma ilha ladeada por comunidades extremamente problemáticas, disse vereadora
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara terá o Fórum Permanente de Segurança Pública, a partir da aprovação do projeto de decreto legislativo 69/2017, proposto pela vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS). "Segurança pública não se faz só com polícia, mas com ações conjuntas, planejadas e que venham ser norteadas por uma legislação que dê embasamento para as prisões e para que os policiais possam trabalhar", disse Adriana, ao ocupar a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (12), ao defender a discussão dos temas na Casa de Leis.
Pelo projeto, o fórum tem entre os objetivos articular seguimentos que atuam nas diferentes áreas e que possam interferir na segurança pública. Também irá promover debates, estudos, visitas, troca de experiências e audiências públicas, além de sugerir propostas de melhorias para a segurança pública do município.
A iniciativa garantirá assento permanente a representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário - incluindo os ministérios público federal e estadual - além das polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civil, militar e Bombeiros, Defensoria Pública, órgãos do sistema prisional e Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).
Outras entidades também podem ser convidadas a compor as discussões, entre elas OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entidades eclesiásticas, entidades do Sistema S (Sesi, Sesc, Senac, Sest/Senat e Sebrae), clubes de serviços, universidade e instituições de ensino, lideranças comunitárias e conselhos municipais.
Segundo a vereadora, embora a Câmara tenha criado pelo decreto legislativo 27/2011 um fórum que também tinha a finalidade de discutir a segurança pública, ela foi instruída a apresentar outro projeto, revogando o anterior. O novo modelo, segundo Adriana, de caráter mais prático, irá permitir que os representantes apresentem sugestões para que o prefeito possa gerir da forma mais adequada a segurança pública.
Notícias relacionadas
Reunião nesta terça (31) marca retomada do Fórum de Segurança Pública
Em solenidade, Câmara entrega placa com as 13 vereadoras eleitas
Salão nobre: descerramento de placa reforça Câmara Inclusiva
Câmara entrega galeria dos ex-presidentes, com sistema de QR-Code
Em homenagem a patrono, Câmara abre Memorial Prudente de Moraes
Projeto de lei corrige denominação de sistema de lazer no Água Branca
Projeto corrige nomenclaturas de praças no Morumbi e na Vila Monteiro
Projeto de lei oficializa denominação de via no distrito de Ártemis
Projeto denomina vias do loteamento Residencial Parque Continental
Via pública do bairro Mario Dedini receberá denominação
Projeto revoga denominação de área do bairro Água Branca
"Mostramos que é possível fazer uma legislatura séria", diz vereadora
Audiência discute, na 4ª, PLCs relacionados ao Plano Diretor
Praça no residencial Gran Park levará nome de João Tuchapes Sobrinho