
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Moção 76/2025 apela para que o Executivo implemente projeto de videomonitoramento; proposta é de autoria do vereador Renan Paes (PL)
Vereador Renan Paes (PL)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, durante a 21ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (24), a Moção de Apelo 76/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL). O documento é direcionado ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) e solicita a implementação, com urgência, de um programa municipal de videomonitoramento inspirado no modelo “Smart Sampa”, atualmente em execução na cidade de São Paulo.
O Smart Sampa é considerado o maior programa de câmeras de segurança da capital paulista, com tecnologia de inteligência artificial, integração com diversos órgãos públicos e sistema de resposta rápida para ocorrências. Em sua justificativa, o autor da moção argumenta que o uso de tecnologias semelhantes pode contribuir significativamente para a segurança pública em Piracicaba.
“O programa paulistano integra imagens de milhares de câmeras públicas e privadas, além de bancos de dados da Secretaria de Segurança Pública e de órgãos de direitos humanos. Isso tem permitido a localização de foragidos da justiça e de pessoas desaparecidas, além de uma resposta mais ágil às ocorrências urbanas”, afirmou o vereador.
O parlamentar também citou a funcionalidade do sistema na identificação de placas de veículos, atos de vandalismo, descarte irregular de resíduos e outras infrações, por meio de algoritmos avançados. A Central de Monitoramento do Smart Sampa funciona 24 horas por dia, com profissionais especializados e estrutura voltada exclusivamente para o atendimento emergencial da população.
Segundo a moção, o apelo visa trazer os benefícios dessa tecnologia à realidade piracicabana. O vereador destaca ainda que já há uma solicitação formal nesse sentido, registrada por meio da Indicação 2126/2025, também de sua autoria. Como sugestão, o parlamentar propõe que o eventual programa local seja nomeado “Smart Pira”.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município
Câmara aprova moção de apelo por adesão ao Programa Muralha Paulista