Encontro entre Presidente da Câmara e prefeito aborda falta de água
Câmara aprova PL que amplia convênio da Ilumina para outros cânceres
Projeto que obriga as salas de cinema a exibirem filmes apropriados a pessoas com transtorno do espectro autista foi adiado por quatro reuniões ordinárias
Parlamentares analisaram oito proposituras na Pauta da Ordem do Dia
A Câmara aprovou o incremento nas atividades de rastreamento de outros tipos de cânceres da Associação Ilumina, previsto no projeto de lei 178/2020, votado em primeira discussão nesta quinta-feira (29), na 30ª reunião ordinária, às 19h30. Outras sete proposituras foram deliberadas pelos parlamentares.
Segundo a justificativa do projeto de lei que o Executivo enviou à Câmara, trata-se de uma alteração à lei 9.392/20, que autorizou convênio entre a Ilumina e Secretaria de Educação para o repasse de recursos ao Projeto de Rastreamento Ativo e Organizado, destinado ao atendimento e realização de procedimentos para o rastreio de câncer de mama, boca e pele. O projeto segue em tramitação na Câmara e precisa de nova análise em reunião ordinária, em segunda discussão, para somente depois retornar ao Executivo.
O artigo primeiro diz que a lei em vigor, onde constava a informação “câncer de mama, boca e pele” será substituído apelas pelo termo “câncer”. A proposta é de alteração também do segundo artigo, no item 3.2, com a seguinte redação: “são obrigações da Ilumina a realização dos seguintes serviços: realização de mamografia, assim como a avaliação e encaminhamento para especialista, caso necessário, além do rastreamento, através de consulta e exame, para todos os demais tipos de câncer para os quais a Associação possui credenciamento”.
A justificativa do texto menciona que a alteração permitirá que o convênio possa fazer o atendimento e realização de procedimentos para o rastreio, não somente de câncer de mama, boca e pele e, sim, para todos os tipos de câncer. “Tal ampliação se deve ao recebimento de R$ 350 mil em emendas parlamentares, destinadas especificamente à Associação Ilumina, para que haja incremento em suas atividades”, destaca o Executivo.
Há ainda a informação que o plano de trabalho apresentado pela Associação Ilumina já consagra os procedimentos para o rastreio de vários tipos de cânceres, para os quais a entidade possui credenciamento.
Previsto para ser votado em primeira discussão, o projeto de lei 11/2020 foi adiado por quatro reuniões ordinárias, a pedido do autor. O texto obriga as salas de projeção da cidade a exibirem, em evento uma vez por mês, filmes apropriados a pessoas com transtorno do espectro autista e às suas famílias. Além dela, os parlamentares analisaram o projeto de lei 27/2019, de denominação de escola municipal no loteamento Tatuapé.
Na Pauta da Ordem do Dia também esteve, em discussão única, a moção 121/2020, de aplausos à subinspetora Sonia Pateis de França, pelos serviços prestados em prol da comunidade piracicabana, da segurança pública e das ações de atendimento e proteção à mulher em situação de violência.
Foram quatro requerimentos com pedidos de informações ao Executivo, analisados em discussão única: o 495/2020, sobre recursos dos governos federal ou estadual para recapeamento após a ponte de ferro João Alfredo, em Ártemis; o 496/2020, sobre situação de árvore no bairro Algodoal; o 497/2020, sobre locais de áreas verdes na região do Jardim Noiva da Colina; e o 498/2020, sobre Áreas de Preservação Permanente na região do Taquaral.
Desde 28 de maio, as reuniões ordinárias e extraordinárias da Câmara são realizadas pelo SDR (Sistema de Deliberação Remota), em que apenas do presidente permanece no plenário, enquanto os demais vereadores participam, por vídeo, de seus gabinetes ou residências. A adoção da plataforma audiovisual ocorre como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus.
Em função do feriado de finados, na próxima segunda-feira (2), não será realizada reunião ordinária. Os parlamentares voltam a se reunir na quinta-feira (5).
Notícias relacionadas
Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
Vereador homenageia 10º BPMI pelos seus 49 anos de fundação
Nas margens do tempo (e do rio): memórias da Fundação de Piracicaba
Vereador encaminha ao Executivo pedidos de moradores do Nova Suíça
Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Vereador mira continuidade da campanha de combate contra a pedofilia
Câmara enaltece campeã panamericana de Kickboxing
Voto de congratulações é entregue a autora de livro
Câmara realiza integração entre vereadores e funcionários
Parlamentares reafirmam novas gestões e crescimento de Piracicaba
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade