EM PIRACICABA (SP) 24 DE MAIO DE 2023

Câmara disponibiliza ao público 4º Livro de Leis e Resoluções

Nesta terça-feira (24), o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo publicou na plataforma Atom o quarto livro de leis com normativas aprovadas entre 1915 e 1925




Toque na imagem para aumentar

Arquivista Dayane Cristina Soldan

Crédito: Samuca Miazaki


O quarto livro de Leis, Resoluções e Posturas aprovadas pela Câmara foi disponibilizado ao público, nesta terça-feira (24), pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba.

As páginas digitalizadas do livro, composto por normativas aprovadas entre os anos de 1915 e 1925, podem ser acessadas no acervo online histórico da Câmara, por meio do link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/livro-de-leis-e-resolucoes-1915-1925.

As leis e resoluções presentes no livro tratam de diferentes assuntos e versam sobre distintos temas referentes ao município de Piracicaba, como a ampliação do cemitério municipal, a doação de terreno à Santa Casa da Misericórdia e a conversão de uma escola feminina em mista. A subsérie é formada por 205 itens documentais, sendo esses: capa, abertura, 202 normativas e termo de encerramento.

O trabalho de identificação, descrição, transcrição, digitalização e inclusão no sistema Atom foi feito pela equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. De acordo com a arquivista Dayane Cristina Soldan, responsável pela revisão e edição da subsérie, tudo era registrado de forma manuscrita e não tinha uma numeração formal como a que existe hoje. “O trabalho envolve a leitura, a identificação das pessoas presentes no texto, o resumo da lei e em alguns casos a transcrição de algumas delas”, afirmou.

Atom - O Access to memory (Atom) e um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis.

Com as novas inclusões, o acervo histórico online da Câmara Municipal de Piracicaba passa a contar com mais de 3.500 itens documentais, disponíveis para acesso do público em geral através do link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/.

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas