
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Resgate das atividades da Simepira está sendo definida e permitirá ampliar programação
Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), preside a Comissão de Meio Ambiente
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Gabinetes das quatro parlamentares mulheres na cidade e integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Piracicaba se articulam para resgatar a Simapira (Semana Integrada do Meio Ambiente de Piracicaba). A programação, que está em fase de fechamento, se desdobrará em ações virtuais e presenciais em junho, a partir da colaboração de entidades, empresas e a Administração Municipal.
Das quatro mulheres eleitas para a legislatura 2021-2024, três são autoras da Semana do Meio Ambiente: Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), a vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (Republicanos) e Rai de Almeida (PT). A vereadora Ana Pavão (PL) também solicitou a participação como autora da semana, pois integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara. O vereador Josef Borges (Solidariedade) também colaborará com as ações.
Ao trabalho destes parlamentares serão agregados a Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon e o projeto Câmara Sustentável, desenvolvido como parte do Parlamento Aberto. Entidades diversas da cidade e o Executivo estão também se engajaram. “Inicialmente, pensamos em uma semana de atividades que abordasse em cada data um tema, como clima, resíduos, recursos hídricos, proteção animal, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Mas percebemos que havia espaço para incluir outras questões relevantes e a programação cresceu”, diz Silvia Morales, que preside a Comissão de Meio Ambiente (Alessandra é relatora e Ana Pavão, membro).
Segundo a vereadora, a Simepira aconteceu na Câmara pela última vez em 2009. A ideia de resgatar o formato veio depois de uma sugestão dos representantes da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). “Fizemos contatos com as entidades e percebemos o interesse delas em estar conosco”, completa Silvia, ao citar como parceiros já definidos, além da Esalq/USP, a Fumep, Acipi, Simespi, Oji Papeis Especiais, Dedini e Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). A lista está sendo fechada e o número de entidades e associações na programação pode ser superior a 10.
Dos nomes confirmados na programação está o professor-titular da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, apresentador do programa Urbanite, primeiro projeto 100% digital da TV Cultura, para discussão de temas em torno dos problemas que envolvem o meio ambiente e as cidades. Ele é médico patologista e concentra atividades de pesquisa em áreas como doenças respiratórias e saúde ambiental, ecologia aplicada, cidades e saúde humana, humanidades e antropologia médica.
Como o vereador Josef Borges é autor do requerimento 164/2021, que prevê a realização de solenidade alusiva ao Dia do Rio Piracicaba (comemorado em 15 de abril, desde 2001), a intenção também foi a de incluir a comemoração na Simapira, já que a Câmara tem feito eventos unificados, por critério de similaridade. “Com isso, o que inicialmente estava previsto para se concentrar entre 4 e 11 de junho, pode ser estender para uma segunda semana”, analisa a parlamentar.
No âmbito institucional, além de explorar a estrutura da Escola do Legislativo para oferecimento de cursos on-line, a Simapira abordará o projeto Câmara Sustentável, do programa Parlamento Aberto, envolvendo de forma presencial os servidores efetivos, equipes dos gabinetes e funcionários terceirizados da Casa. Novas reuniões ocorrerão em breve com a presidência da Câmara para a definição deste item.
Silvia reforça a amplitude dos temas: “a questão animal foi incluída por estar diretamente ligada ao meio ambiente, embora muitas pessoas não associem. O debate sobre o clima, por exemplo: queremos estabelecer conexões com a habitação, arborização, pavimentação e impermeabilização. Na questão da sustentabilidade, incluiremos transporte e ciclovias. E chamarmos as empresas, para que contribuam no tema responsabilidade ambiental”.
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova criação do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá
Situação dos gatos que vivem no Ciet é objeto de requerimento
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Projeto que autoriza vagas para passageiros de transporte remunerado é aprovado
Em requerimento, vereadora questiona sobre o funcionamento dos centros digitais
Vereadora questiona sobre regulamentação de Parques Lineares
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Moção solicita retirada de urgência de projeto sobre carreira científica em SP
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal