
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP), define eixos e diretrizes para planejar o futuro da cidade
Vereador Acácio Godoy (PP)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em redação final o projeto de decreto legislativo 34/2021, que institui no Legislativo o Fórum Piracicaba 2040. A votação aconteceu na nesta quarta-feira (15), durante a 43ª reunião extraordinária. O PDL 34/2021 é de autoria do vereador Acácio Godoy (PP) e busca discutir os desafios políticos, econômicos e sociais da cidade para as próximas duas décadas.
De acordo com o PDL, a proposta segue os princípios e diretrizes do Parlamento Aberto do Legislativo piracicabano. O texto da propositura aponta que o objetivo principal é mobilizar diversos segmentos da sociedade civil na discussão e diagnóstico de problemas municipais da atualidade.
O vereador justifica na propositura, que o projeto visa promover um debate amplo entre representantes da sociedade civil e autoridades municipais, sob a coordenação da Câmara Municipal, com o objetivo de diagnosticar soluções práticas para os problemas municipais e delinear a realidade possível para Piracicaba em 2040.
Ainda segundo o PDL, o documento final formatado pelos vereadores, como resultado do fórum municipal Piracicaba 2040, servirá, também, de parâmetro para os futuros Planos Plurianuais, que revelam o planejamento realizado pelos administradores para o desenvolvimento do Município.
O projeto foca na apresentação de ações e políticas públicas voltadas à melhoria em cada um dos cinco eixos orientadores definidos na propositura. O Eixo Orientador 1 define diretrizes básicas para o crescimento sustentável da cidade; o Eixo Orientador 2 é focado em governança, inovação e transparência na Administração Pública; o terceiro Eixo Orientador diz respeito ao desenvolvimento econômico, inovação e geração de trabalho e renda; o foco do quarto Eixo Orientador é a cidade integrada, inovadora e sustentável; e o último Eixo Orientador define a inclusão, diversidade e cultura.
O Fórum será composto pelo vereador proponente e seis representantes da sociedade civil de diversas categorias, definidos pelo autor da proposta.
“Isso é muito importante para dar um direcionamento para o futuro, porque o que nós temos depois da Covid-19 são novas realidades e essas realidades estão exigindo novas respostas”, disse o vereador Acácio Godoy sobre o PDL durante o a 43ª reunião extraordinária.
A vereadora Rai de Almeida (PT) destacou a importância do projeto durante a reunião extraordinária. “Temos que pensar a cidade a longo prazo, projetar a cidade para os próximos 40, 50 anos, ainda mais porque Piracicaba é a sede da região metropolitana e temos que pensar inclusive deste ponto de vista”, disse.
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário