
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Evento organizado em parceria com o Cartório Eleitoral acontece na próxima segunda-feira (16), às 19h, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”
Solenidade de diplomação acontece nesta segunda-feira (16), a partir das 19h
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Na próxima segunda-feira (16), a partir das 19h, o Salão Nobre "Helly de Campos Melges", na Câmara Municipal de Piracicaba, será palco da cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024. A solenidade, promovida pela Justiça Eleitoral em parceria com a Câmara, marca o encerramento oficial do processo eleitoral no município e simboliza a legitimação dos eleitos para o exercício dos mandatos.
Durante a vistoria técnica realizada pela equipe do Cartório, em 25 de novembro, o assessor especial da Presidência da Câmara, Fábio Dionisio, destacou a importância do evento e a estrutura disponibilizada para sua realização. “É uma data muito importante para todos os eleitos. Temos 23 vereadores eleitos, além do prefeito e vice, que estarão nessa solenidade. A estrutura da Casa é maravilhosa, com transmissão ao vivo e todos os canais de comunicação à disposição da Justiça”, afirmou.
Dionisio também ressaltou o valor simbólico do evento. “É um momento único, não só para os eleitos, mas também para a própria Justiça Eleitoral, que conclui o processo da eleição municipal de 2024 com este ato.” A Câmara também disponibiliza toda a estrutura dos departamentos Administrativo, com as equipes de brigadas de incêndio, e de Comunicação, com os profissionais que realizam a cobertura jornalística e do Setor de Cerimonial.
A chefe do Cartório da 93ª Zona Eleitoral, Carolina Giangiacomo Rabelo, também enfatizou a relevância de Piracicaba realizar a diplomação de forma presencial. “Muitos municípios já não estão mais fazendo a diplomação presencial, mas a Justiça Eleitoral local quis agraciar o prefeito, o vice e os vereadores eleitos com essa solenidade. É a coroação do trabalho da Justiça Eleitoral e um momento muito especial para os eleitos”, afirmou.
A diplomação é a última etapa do calendário eleitoral e representa a oficialização dos eleitos para o exercício dos seus cargos. Nessa cerimônia, a Justiça Eleitoral entrega os diplomas que comprovam que os candidatos foram escolhidos pela vontade popular e que estão aptos a tomar posse. Antes da diplomação, é necessário que as contas de campanha dos eleitos sejam julgadas e aprovadas, garantindo que o processo eleitoral foi conduzido de forma regular.
Além de formalizar o encerramento das eleições, o evento também serve como marco temporal para possíveis questionamentos judiciais relacionados ao pleito, estabelecendo prazos para a apresentação de recursos.
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Requerimento pede transparência sobre emendas enviadas à cidade