EM PIRACICABA (SP) 24 DE MAIO DE 2022

Centenário do bairro Tupi é abordado por oradores na Tribuna Popular

Antonio Carlos Angolini e Carlos José Marco da Silva, moradores do bairro, discursaram na reunião ordinária desta segunda-feira (23)




Toque na imagem para aumentar

Antonio Carlos Angolini, historiador

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946





Nesta segunda-feira (23), na 20ª reunião ordinária, a Tribuna Popular foi ocupada por dois oradores que discorreram sobre os 100 anos do distrito de Tupi. O historiador Antonio Carlos Angolini tratou da formação e da história do local; Carlos José Marco da Silva, por sua vez, escolheu relatar os problemas enfrentados pelos moradores dali. 

Angolini mostrou um exemplar do Jornal de Piracicaba de 1968 que falava sobre o distrito e, em sua fala, traçou um panorama sobre o nascimento de Tupi, que, segundo ele, se relaciona com a expansão ferroviária, a partir da construção de diversas estações de trem na região de Santa Bárbara, Nova Odessa e Piracicaba, no início do século passado. Na época, em troca da criação de uma estação ferroviária na área, fazendeiros locais doaram terras para o governo, que foram destinadas à criação de uma estação experimental de algodão - cultura trazida pelos imigrantes americanos, conforme destaca o pesquisador. As terras dariam origem, posteriormente, ao Horto Florestal de Tupi. 

O historiador relata, ainda, que a Câmara Municipal de Piracicaba adquiriu uma grande área em fazenda da região, loteando os quarteirões principais e organizando a venda dos terrenos - sendo Tupi, assim, um bairro planejado. Rememorou também a criação da Festa de São João, muito conhecida até hoje, e enumerou outros aspectos do desenvolvimento da região. 

“Tenho chamado atenção e trabalhado para tornar Tupi mais turístico do que ele já é. Eu convido a todos que visitem e ajudem a divulgar, para que nós venhamos a comemorar condignamente”, reivindicou Angolini. 

O vereador Paulo Camolesi (PDT) fez um aparte, ressaltando o extenso acervo documental e a dedicação do orador no estudo do assunto e parabenizando-o pelo importante trabalho de registro histórico.

Carlos José Marco da Silva foi o segundo a ocupar a Tribuna Popular para tratar do distrito. O líder comunitário optou por mostrar outra perspectiva sobre o local, abordando os aspectos negativos pelos quais passam seus moradores - como o crescimento desordenado proporcionado pelo surgimento de outros bairros ao redor, mesmo com seu nascimento inicialmente planejado; a falta de área de lazer no bairro Jardim Bartira; ausência de ônibus e falta de água por inexistência de ligação entre a rede e a estrutura das casas no bairro Santa Isabel; e investimento público insuficiente de forma geral. 

Em aparte, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) lembrou que a Casa aprovou, na reunião ordinária ocorrida na segunda-feira (16), requerimento que questiona o Executivo sobre o pedido de ligação de água no bairro feito ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

O orador refletiu sobre os saldos do aniversário do distrito e as políticas a ele destinadas: “O que nós tanto temos para comemorar no centenário de Tupi? Nós não recebemos sequer uma rua recapeada. Nós nos sentimos meio que abandonados”. Solicitou, ainda, a atenção e o apoio dos demais vereadores para resolução dos problemas do distrito. “Para quem vai à festa de São João e vê uma igreja muito bem cuidada, Tupi é muito bonito. Mas quem anda lá nas comunidades, como eu ando, sabe como é”, destacou. 

O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) relatou, em aparte, que esteve em reunião com promotor do Ministério Público para tratar da situação da água, também enfrentada pelo distrito de Ibitiruna. O vereador Pedro Kawai (PSDB) também utilizou de aparte para parabenizar os oradores e as lideranças locais pelas manifestações por políticas públicas “sempre inteligentes e coerentes”. 

Os discursos dos munícipes podem ser conferidos na íntegra nos vídeos acima.

Tribuna Popular

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas