EM PIRACICABA (SP) 12 DE NOVEMBRO DE 2015

Centro comunitário é denominado de Antonio José Contarini

Proposta do vereador Carlinhos Cavalcante (PPS) homenageia liderança do loteamento residencial Parque Primeiro de Maio




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O vereador Carlinhos Cavalcante (PPS) teve aprovado o projeto de lei 217/2015, com nova redação, que denomina de Antonio José Contarini o Centro Comunitário no loteamento residencial Parque Primeiro de Maio, no bairro Água Branca. A votação aconteceu na 65ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (12). O centro fica na rua Antonio Ferraz de Arruda. 

Na justificativa, o vereador detalha que o objetivo é prestar uma homenagem pública a Antonio José Contarini, “pelos relevantes serviços prestados em nosso município”, diz a propositura. O homenageado integrou a primeira diretoria do Centro Comunitário, “quando começou a efetuar reivindicações junto aos órgãos públicos, no sentido de minimizar os problemas do bairro”.

O Conjunto Habitacional Residencial Parque Primeiro de Maio surgiu a partir do Programa Habitacional do Banco Nacional da Habitação, denominado Cooperativas Habitacionais. Em maio de 1980 teve início as inscrições, tendo sido constituído 250 interessados, que, mais tarde, compuseram o quadro associativo da Cooperativa Habitacional de Araras - Seção de Piracicaba, com assessoria do Inocoop Bandeirantes, financiado através da Haspa - Seção de Piracicaba, com construção a cargo da empresa Fermac. As obras se iniciaram em setembro de 1980 e foram concluídas em fevereiro de 1982, quando as casa foram entregues aos cooperados. 

A Associação de Moradores foi constituída em assembleia em janeiro de 1982, tendo por objetivos congregar os habitantes em torno do desenvolvimento comunitário, proporcionando aos associados a condição adequada de habitação, trabalho, recreio, entre outros. 

Algumas obras foram conquistadas rapidamente pela ação do então presidente Antônio José Contarini a frente da diretoria, entre elas o asfalto da via de acesso ao bairro, a linha de ônibus, a implantação da escola e instalação de telefone público. Também centro comunitário tornou em condições de ser local de lazer, como a aquisição de mesas, cadeiras, mesa de jogos etc. 

O presidente Antônio José Contarini continuou a insistir com relação a iluminação das ruas, pediu mais telefones, alambrados no centro comunitário e a escola para maior proteção dos prédios e das crianças, e abrigo coberto nos pontos de ônibus. Reivindicou também a construção de duas quadras com condições para basquete, vôlei e futebol de salão. 

Como justificativa para a denominação do Centro Comunitário, o vereador Carlinhos Cavalcante (PPS) detalha que Antônio José Contarini esteve em várias diretoras da associação de moradores no decorrer de 33 anos de história. 

Legislativo Carlos Cavalcante

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas