
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Requerimento de autoria de Rai de Almeida questiona anulação de chamamento de programa voltado ao atendimento de famílias inscritas no CadÚnico com crianças de 0 a 6 anos
A vereadora Rai de Almeida (PT), em requerimento aprovado na noite desta quinta-feira (24), na 21ª Reunião Ordinária, questiona a prefeitura a respeito da anulação de chamamento público para a seleção de propostas de planos de trabalho de organizações da sociedade civil para a execução do programa “Criança Feliz”, voltado ao atendimento de famílias com crianças de 0 a 6 anos.
De acordo com a parlamentar, "a iniciativa atendia famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família (PBF) ou crianças que perderam algum de seus responsáveis”.
No requerimento 356/2025, ela aponta que, “na edição de 2024 do programa, a cada semana ou quinzenalmente, a equipe visitava famílias com crianças entre 0 e 6 anos para realizar atividades lúdicas e dar orientações sobre o desenvolvimento infantil. Em algumas ocasiões, eram realizadas oficinas, ações comunitárias, atividades e participação em eventos".
Rai de Almeida, na sequência, traz que, no dia 03 de abril de 2025, no Diário Oficial do Município, “foi publicado a anulação do Chamamento Público - Programa Criança Feliz”, e aponta que “em matéria no G1 Piracicaba do dia 09 de abril, a Administração diz que a previsão de conclusão do novo chamamento público, após reestruturação do programa, é para o segundo semestre de 2025”.
A vereadora pergunta quais foram os critérios para a anulação do Programa Criança Feliz, “que atendia 600 crianças e gestantes do município de Piracicaba”, e questiona, atualmente, como se dá esse atendimento.
Ela também solicita o envio de cópia do parecer jurídico nº 01/2025, “que respaldou a anulação do Programa Criança Feliz”, e questiona quais foram os valores do contingenciamento da Secretaria Municipal de Assistência Social bem como quais programas da pasta foram afetados.
Rai de Almeida também pergunta qual entidade de Piracicaba era responsável pelo Criança Feliz e questiona se existe algum documento ou ata em que o assunto foi discutido com a entidade responsável.
A parlamentar indaga se houve alguma sanção aplicada à contratada responsável pela execução do Programa e igualmente pergunta qual era o valor pago, discriminado “mês a mês desde o ano de 2024 até o momento em que foi interrompido”.
"Esse é um programa de extrema relevância. Nós queremos saber a razão pela qual esse chamamento foi anulado e como ficará o atendimento dessas mães e dessas crianças por esse período em que o programa não está em ação", disse a vereadora ao justificar seu voto na tribuna.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereadora destaca início do Plano Municipal do Livro pela Secretaria de Educação
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município