EM PIRACICABA (SP) 17 DE JANEIRO DE 2022

Ciclofaixa de Artemis é concluída

Vereador Josef Borges destaca o aumento da segurança para os ciclistas que pedalam pelo distrito




Toque na imagem para aumentar

Ciclofaixa de 4,3 km foi instalada nas avenidas Oscar Lázaro Berreta e Maria Júlia de Camargo Dini, em Artemis

Crédito: Assessoria parlamentar


A aplicação de pintura e a colocação de dispositivos delimitadores na ciclofaixa das avenidas Oscar Lázaro Berreta e Maria Júlia de Camargo Dini, no distrito de Artemis, foram concluídas. O vereador Josef Borges (Solidariedade) ressalta que o trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) foi rápido e o projeto garante mais segurança para os ciclistas do distrito e os que vêm de outras localidades para percorrer distâncias maiores nas ciclorrotas turísticas pela área rural.

Além das faixas contínuas branca e vermelha (sinalização internacional para ciclovias e ciclofaixas), foram instalados dispositivos conhecidos como tachões, que ajudam a delimitar o espaço da via dedicado às bicicletas e a evitar que os veículos invadam a ciclofaixa.

Em Artemis, a ciclofaixa tem 4,3 quilômetros (km) de extensão. Em toda a cidade, a Semuttran instalou, no final de 2021, 15,3 km de ciclofaixas e reformou as já existentes da cidade. “A secretária Jane Oliveira está executando todos os projetos para melhorar a mobilidade e, principalmente, ampliar os espaços nas vias para os ciclistas poderem circular de maneira mais segura. Dessa forma, a cultura dos condutores vai mudando e aumenta o respeito aos ciclistas, que cada vez mais usam esse modal para o deslocamento seja para lazer, atividade física, para ir ao trabalho”, afirmou o vereador.

Nessas novas ciclofaixas, nos trechos em que há cruzamento das vias, a faixa é toda preenchida na cor vermelha, chamando mais a atenção dos motoristas e também dos ciclistas que passam com mais cuidado. As pinturas das faixas "Pare" também foram reforçadas.

Em dezembro, a Semuttran reforçou a sinalização horizontal e vertical de 136 ruas em 52 bairros da cidade. O vereador lembrou que em Artemis, algumas sinalizações também foram melhoradas e há trechos ainda em estudo, principalmente nos que são próximos das escolas do distrito, que foram visitados pessoalmente pela secretária Jane Oliveira.  No Lago Azul, as últimas ruas que tinham sido asfaltadas e ainda não contavam com sinalização também receberam pintura no ano passado.

“A segurança no trânsito depende da sinalização bem visível, das ruas com manutenção adequada e principalmente da conscientização e educação dos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. E essa nova gestão está atuando em setores que há muito estavam abandonados e que não avançavam, como era o das ciclovias. Até o final dessa administração, a cidade terá 40 km de ciclovias e ciclofaixas. O projeto começou a ser executado”, comentou Josef Borges.

Vereadores Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas