
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Já o projeto que determina a isenção de Zona Azul aos sábados recebeu parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara
Pareceres se baseiam em entendimentos anteriores dos Tribunais
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Em reunião realizada nesta quinta-feira (10), a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) emitiu parecer favorável o PL nº 63/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que institui a implantação de dispositivos sonoros internos nos veículos de transporte público coletivo, para informar as pessoas com deficiência visual sobre os locais de desembarque. A matéria recebeu substitutivo elaborado pela comissão.
A nota técnica da Procuradoria Legislativa da Câmara, seguida pela comissão, expõe que é de competência municipal, de forma suplementar, legislar sobre a proteção e integração social das pessoas com deficiência e que a proposta não invade as competências privativas do Poder Executivo e, dessa forma, pode ser de iniciativa parlamentar.
“A legislação coloca como prioritárias as necessidades das pessoas com deficiência”, defendeu o presidente da CLJR, vereador Gustavo Pompeo (Avante). “Já temos jurisprudências para esse entendimento, os Tribunais assim entendem e seguimos”. Além dele, a comissão é composta pelos vereadores Renan Paes (PL), relator e Edson Bertaia (MDB), membro.
Zona Azul – Por outro lado, recebeu parecer contrário da CLJR o projeto de lei nº 60/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que suspende a cobrança de Zona Azul aos sábados na área central. Ao seguir a nota técnica elaborada pela Procuradoria Legislativa da Câmara, a comissão entendeu que o projeto é inconstitucional.
A nota técnica traz que é de competência exclusiva do Poder Executivo estabelecer preços públicos para serviços cobrados do cidadão. O documento relata ainda jurisprudências, em que os órgãos superiores de Justiça têm o mesmo entendimento. O parecer será levado a Plenário para votação. Se for acatado, o projeto será arquivado. Se o parecer for derrubado, a matéria segue em tramitação na Casa até voltar para apreciação do mérito pelos demais vereadores.
“A Zona Azul é uma concessão, existe um edital, um contrato que regulamentam como deve ser feito”, explicou Gustavo Pompeo. “Pela Câmara, poderia ser feita uma indicação ou uma conversa para tentar alterar a base desse contrato com a empresa. Se a gente aprovar uma lei em desconformidade com o contrato, não tem legalidade. O parecer é contrário, sem entrarmos no mérito do projeto, também porque é uma prerrogativa do prefeito fazer essa alteração e não do Legislativo”.
Na reunião desta quinta-feira (10), a CLJR ainda emitiu pareceres favoráveis a três projetos de decreto legislativo, que tratam da concessão de honrarias; quatro projetos de lei que denominam espaços públicos e dois que instituem datas no Calendário Oficial de Eventos do Município. Também recebeu parecer favorável o PL nº 61/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial no Orçamento. Cinco moções foram consideradas aptas.
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Projeto de lei garante acesso a imagens de câmeras de trânsito em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre cercamento de área no Parque Chapadão
Moção de aplausos reconhece atuação de PMs que salvaram bebê de envenenamento
Com projeto aprovado, 'Toda Criança Tem Direito à Arte' é instituído na cidade
Requerimento quer informações sobre atividades e obras em ginásios da cidade
Câmara realizará solenidade em comemoração ao Dia da Bíblia e Escola Dominical
Projeto proíbe apresentações com conteúdo inadequado a crianças
Vereador solicita informações sobre aulas de musculação
Projeto de lei institui Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas