Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Comissão de Meio Ambiente quer reunião com Semae sobre doação de área
Comissão quer garantias de que terreno não possui passivos ambientais; área será destinada à ampliação de distrito industrial
Comissão também analisa doação de área para entidade e alteração da comemoração do Dia do Rio Piracicaba
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Piracicaba vai solicitar uma reunião com o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba), Maurício André Marques de Oliveira, para discutir o projeto de lei 263/2021, que autoriza a doação de uma área de 46 mil metros quadrados para a futura implantação de lotes industriais.
O projeto define a desincorporação da área, localizada no bairro Capim Fino, para doação à Prefeitura de Piracicaba, que pretende futuramente incentivar a ampliação do Distrito Industrial Uninorte. O tema foi discutido em reunião da comissão realizada nesta terça-feira (22), com a participação da presidente da comissão, vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", e da vereadora Ana Pavão (PL), que devem emitir parecer para que a matéria siga a tramitação na Câmara.
Pelo projeto, a Prefeitura solicita a retomada da posse do terreno, que foi doado ao Semae em 2001 para implantação de uma estação de tratamento de esgoto, desativada em 2012. A comissão havia feito uma série de questionamentos a respeito da resolução dos passivos ambientais da área para que ela receba outra destinação. No entanto, os esclarecimentos enviados não foram suficientes para a comissão.
“É preciso que se complete o parecer que nós solicitamos, precisa esclarecer alguns pontos em relação à estação de tratamento de esgoto”, explicou a presidente da comissão. “É uma área que foi usada para tratamento de esgoto e precisa estar limpa de qualquer ônus. Se tem algum problema ambiental na área, é complicado”. A vereadora Ana Pavão destacou que a conversa precisa se dar com o proprietário do terreno, que é o Semae e não com outros órgãos citados nas respostas dos ofícios enviados sobre os processos de limpeza da área. “Não podemos doar uma coisa que vai gerar problema depois. Nossa preocupação é não repassar problemas para as empresas que virão para cá”, destacou. Com os novos pedidos de informações, o prazo de tramitação do projeto fica suspenso por mais 15 dias até o envio das respostas.
Área para associação – Outro projeto analisado pela comissão na reunião desta segunda-feira (21) foi o 39/2022, que também diz respeito à doação de uma área institucional localizada no bairro Pompéia para implantação da sede da Associação Brasil Parkinson, conhecida como Colibri. O terreno de 862,50 m² será usado para a implantação de atendimentos terapêuticos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, coral, musicoterapia, psicologia, pintura, palestras, consultorias, além de atividades de integração social, de lazer e cultura para pacientes de Parkinson.
A vereadora Ana Pavão destacou que a comissão é favorável à doação de um imóvel para a entidade, mas a comissão entendeu que são necessários mais esclarecimentos, como garantir que se trata de uma doação e não de uma concessão do terreno. A vereadora Sílvia Morales também salientou que será solicitado ao Poder Executivo o envio do mapa das áreas institucionais existentes no entorno do loteamento, bem como de uma análise jurídica mais profunda sobre a destinação de áreas públicas classificadas como bem de uso comum do povo para bens patrimoniais para a emissão do parecer.
A Comissão de Meio Ambiente ainda analisou o projeto de decreto legislativo 10/2022, de autoria do vereador Josef Borges (Solidariedade), que solicita o retorno da comemoração do Dia do Rio Piracicaba em sua data original, em 15 de abril. A mudança é necessária, segundo o autor, porque várias comemorações alusivas ao meio ambiente foram agregadas na Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho. A comissão decidiu solicitar mais esclarecimentos ao autor do projeto a respeito da necessidade da mudança na lei.
Notícias relacionadas
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Paratletas campeões no rafting receberão homenagem
Câmara aprova ampliação de prazo para regularização de imóveis
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Câmara institui "Semana do Skate Solidário" no calendário oficial
Vereadora apresenta balanço das ações realizadas durante mandato
Câmara aprova lista de vítimas do desabamento do ‘Edifício Comurba’
Liderança no Bosques do Lenheiro é homenageada com Título na Câmara
PDL concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" à Valdiza Capranico
Mandato Coletivo participa da 2ª Conferência do Meio Ambiente