EM PIRACICABA (SP) 15 DE FEVEREIRO DE 2022

Comissão de Meio Ambiente vai vistoriar antiga estação de esgoto

Poder Executivo quer área de volta para futura ampliação do Distrito Industrial Uninorte




Toque na imagem para aumentar

Vereadoras Sílvia Morales (PV) e Ana Pavão (PL) analisaram o projeto em reunião nesta terça-feira (15)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Piracicaba vai vistoriar a área onde funcionava a Estação de Tratamento de Esgoto do Uninorte. O terreno, de 46 mil metros quadrados, é objeto do projeto de lei nº 263/2021, de autoria do Poder Executivo, que solicita a retomada de posse do imóvel para incentivar a ampliação do Distrito Industrial Uninorte. O tema foi discutido em reunião da comissão realizada nesta terça-feira (15), com a participação da presidente da comissão, vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", e da vereadora Ana Pavão (PL).

De acordo com a justificativa do projeto enviado à Câmara pela Prefeitura, o terreno era de propriedade do município e foi doado em 2001 ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para implantação da estação de tratamento. O documento informa ainda que o sistema era composto por redes coletoras e estações elevatórias para coleta e tratamento dos resíduos. A estação deixou de ser utilizada quando a empresa Mirante assumiu a execução do sistema de saneamento do município, a partir de 2012.

O objetivo da Prefeitura, conforme a justificativa, é o futuro desmembramento de lotes para ampliação do distrito industrial. Para isso, seria utilizada a Lei nº 4.020/95, que prevê incentivos para o desenvolvimento econômico da cidade, como doação de áreas e isenção de impostos.

A comissão teria prazo até o dia 22 para emitir parecer contrário ou favorável à tramitação do projeto. No entanto, as vereadoras também decidiram encaminhar um ofício solicitando um parecer do Semae a respeito das condições da área. Com isso, o prazo para emissão do parecer fica suspenso até que o órgão envie a resposta, em um período de até 15 dias.

“Como era uma área que servia para estação de tratamento de esgoto, precisamos saber se essa área está limpa, se a área tem algum resíduo ambiental e outros aspectos”, explicou a vereadora Sílvia Morales (PV). “Já vimos alguns tipos de cessão de áreas do Semae que tinham algum passivo ambiental e por isso é importante fazer a vistoria primeiro”.

A vereadora Ana Pavão (PL) defendeu que a vistoria será um reconhecimento da área. “Decidimos visitar a área e pedir um relatório para que a gente não tenha surpresas futuras, após a aprovação”, salientou. A vistoria foi agendada para a próxima sexta-feira (18).

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pavão Silvia Maria Morales

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas