
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Projeto para a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, contempla as comunidades Renascer, Esperança e Vitória
Vereadora Sílvia Morales (PV) articulou arquitetos, urbanistas, engenheiros, advogados e outros profissionais em torno do projeto
Crédito: Assessoria parlamentarPiracicaba está prestes a ser contemplada por um edital do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) para um projeto de Athis (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social). É o que informa o Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que salienta ainda que o foco principal da proposta vencedora é o trabalho com três comunidades caracterizadas como núcleos informais de interesse social da cidade: comunidades Renascer, Esperança e Vitória, que somam aproximadamente 1.500 famílias.
De acordo com o mandato, o projeto foi construído a várias mãos, por um grupo de arquitetos (as) e urbanistas, mais antigos e mais novos, engenheiros (as), advogados(as) e outros profissionais. O grupo iniciou as discussões em 2021, através da articulação da vereadora Silvia Morales (PV), que juntou pessoas capacitadas e interessadas em contribuir para o debate sobre as políticas habitacionais.
O objetivo do projeto, cujo tema principal é “Moradia Digna como Saúde Pública”, é capacitar arquitetos e urbanistas, estudantes de arquitetura e urbanismo, movimentos sociais por moradia e gestores públicos para Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, através de um Fórum Regional e um curso, que será ministrado em módulos.
Diversas reuniões foram realizadas para estruturar o projeto e conciliar as ações com as atividades, que serão realizadas em alusão ao Dia Municipal da Favela, instituído pela Lei n. 9.657/2021 e comemorado anualmente no mês de novembro. O projeto de lei é de autoria do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” e levado ao gabinete pela Cufa (Central Única das Favelas).
A vereadora Silvia Morales, que também é urbanista e mestre em habitação social, com o intuito de fortalecer a programação, busca apoios e parcerias com instituições como a própria Cufa, que também participará do evento, o Sesc (Serviço Social do Comércio), a CEF (Caixa Econômica Federal), dentre outros.
Também foram realizadas reuniões com a secretária municipal de Habitação e Gestão Territorial, Andrea Ribeiro, que se dispôs a contribuir com os dados públicos relativos aos núcleos existentes no município e participar dos eventos. No que se refere aos três núcleos objetos do projeto, como eles se encontram em vias judiciais para possível reintegração de posse, a secretária ainda vai verificar se haverá apoio direto por parte do Executivo Municipal.
O projeto vai contar ainda com a atuação de profissionais especializados para a elaboração de um plano de atuação voltado às soluções habitacionais aplicáveis no território municipal como um todo, que apresenta uma significativa demanda na área habitacional.
O projeto está em fase de elaboração e entrega do Plano de Trabalho, a ser, em breve, aprovado e firmado o Termo de Compromisso com o CAU/SP. A previsão é que a execução do projeto tenha início no dia 4 de novembro, quando se comemora o Dia da Favela. "Piracicaba está feliz! A Habitação de Interesse Social ressurge com grandes oportunidades", avaliou a vereadora.
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereadora discute projetos de esportes e lazer na Selam
Revitalização da praça José Bonifácio volta a ser debatida
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Vereadora se reúne com a diretoria do Instituto Pecege
Piracicaba terá Semana sobre segurança e proteção no ambiente digital
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Câmara aprova alterações na composição do Fórum Permanente de Educação
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Retirada da lei de marcos da população negra mobiliza vereadores
Mobilização de recicladores visa pagamento por serviços ambientais
Câmara aprova homenagem por conquistas de academia de Muay Thai
Piracicaba ficou quatro meses com qualidade do ar insalubre em 2024
Vereadora aborda intolerância, mulheres na Câmara e mobilidade
Grupo Planeja Pira realiza reunião sobre propostas para o município