EM PIRACICABA (SP) 18 DE NOVEMBRO DE 2022

Consciência Negra: teatro recebe solenidade da Câmara neste domingo

Solenidade promovida pelo vereador Acácio Godoy tem início às 10h no Teatro Erotídes de Campos.




Toque na imagem para aumentar

Acácio Godoy é o autor da solenidade que acontece neste domingo

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A solenidade que celebrará a Semana da Consciência Negra, junto com a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, acontece neste domingo (20), a partir das 10h, no Teatro "Erotídes de Campos", no Engenho Central. As homenagens prestadas pela Câmara são uma realização do vereador Acácio Godoy (PP), em conformidade com as resoluções 7/1999 e 5/2008 e os requerimentos 629/2022 e 758/2022.

Catorze pessoas de destaque na sociedade serão reconhecidas durante a solenidade, sendo dez pela Semana da Consciência Negra e quatro com a Medalha Zumbi dos Palmares. A cerimônia será antecedida por uma missa, celebrada no mesmo local e com início às 9h.

A Semana da Consciência Negra terá como homenageados Carmen Lúcia dos Santos Rodrigues, Claudia Parussulo, Daniel Aparecido Ferraz, Edna Conceição Felipe Costa, João Batista Mendonça, Jonathan José de Assis, Luzia Ferreira Moraes Pereira, Marcos Roberto da Cruz, Maria Magaly Pedro da Silva e Wesley Cesar Braga Juiz.

Já a Medalha Zumbi dos Palmares será entregue a Angela Aparecida Augusto, João de Campos Júnior, José Marcos Abdala e Nuno Coelho.

Carmen é formada técnica de enfermagem, graduada em psicologia e pós-graduada em psicologia clínica e terapia familiar sistêmica e de casal. É técnica de enfermagem na UPA da Vila Cristina, psicóloga em sua clínica e participante do programa "Café com Bruno Chamochumbi", na rádio Jovem Pan de Piracicaba.

Claudia é agente de saúde escolar na Prefeitura há 33 anos e, atualmente, chefe do setor.

Daniel é graduado em ciências contábeis e pós-graduado em gestão estratégica financeira. Leciona há mais de 10 anos em cursos técnicos das áreas contábil e administrativa e como professor substituto na rede pública. Desde 2018, está à frente de seu próprio escritório contábil, onde apoia e orienta entidades do terceiro setor.

Edna é pastora na Assembleia de Deus Adoradores de Cristo e juíza de paz e trabalha na portaria de um condomínio.

João Batista é bacharel em direito e já atuou em equipes do futebol amador. É funcionário efetivo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e foi presidente por dois mandatos consecutivos da Associação dos Funcionários do Poder Judiciário da 34ª Circunscrição de Piracicaba e Região.

Jonathan, conhecido como Jonão, organiza a feijoada do Orgulho Negro, que se tornou um grande evento anual de Piracicaba. Como produtor de eventos, deu oportunidades para vários djs, bandas e grupos de pagode da região.

Luzia trabalhou por 32 anos em escolas e creches, sendo um ano como merendeira escolar. Hoje aposentada, faz parte da Pastoral Afro e do Movimento Mãe Rainha, da Igreja Católica.

Marcos fez trabalhos de evangelização no exterior e atua no comércio há 34 anos. Foi assessor na Secretaria de Educação, chefe de gabinete na Câmara e diretor do Engenho Central.

Maria é professora aposentada do Estado desde 1993. Em 1998, passou no concurso público para lecionar no Programa de Educação de Jovens e Adultos. Aposentou-se da rede municipal em 2011 e continuou dando aulas particulares em casa. É artesã e foi responsável pela Casa do Artesão.

Wesley formou-se em direito e é pós-graduando em gestão tributária e direito médico. No período em que morou em Sorocaba, criou e presidiu a Comissão de Igualdade Racial da OAB local. Em Piracicaba, foi convidado a integrar a Associação dos Advogados Criminalistas de Piracicaba e Região, da qual faz parte até hoje.

Angela foi assessora da igualdade racial em Rio Claro, membro do Conselho Racial de Limeira, integrante dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil e presidente do Instituto Odoya em Limeira. Foi membro na Comissão de Reestruturação dos Clubes Sociais Negros e é secretária da ong Olinda, de Rio Claro, que cuida de idosos.

João de Campos cursou filosofia e teologia e foi representante e coordenador dos religiosos negros e indígenas do Estado de São Paulo. Em 1998, foi ordenado padre salesiano e ficou no sacerdócio até 2012. Recebeu o Prêmio Personalidade do Ano 2022, em Paris, e é autor de diversos livros.

Abdala é cabeleireiro e foi vereador entre 2017 e 2020, quando dedicou atenção especial às políticas afirmativas voltadas à população negra piracicabana. Instituiu a Medalha Zumbi dos Palmares, a Medalha Mestre Cosmo e a Medalha Zazá e trouxe a proposta de juntar no feriado de 20 de Novembro a missa afro com a reunião solene da Câmara em um mesmo espaço.

Nuno é jornalista, assessor parlamentar do deputado federal Vicentinho, secretário-adjunto da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB e coordenador-geral dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil. Atuou diretamente nas pautas de políticas afirmativas no Brasil e foi um dos dirigentes da Fundação Cultural Palmares, onde atuou como o primeiro chefe de representação do Escritório Regional no Estado de São Paulo. Foi o primeiro presidente do conselho gestor da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra de São Paulo e assessor na Coordenadoria de Juventude na Prefeitura de São Paulo.

Legislativo Acácio Godoy

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas