
PLC padroniza instalação de postos de combustíveis na cidade
Demandas apresentadas no Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) foram encaminhadas pelo presidente da Câmara e do PMP, Gilmar Rotta (PP), ao governador do Estado
Presidente da Câmara e do PMP, Gilmar Rotta (PP) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB)
Crédito: Assessoria parlamentarNesta terça-feira (17), o presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) e da Câmara Municipal, vereador Gilmar Rotta (PP), participou de audiência com o governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB) e secretários estaduais. O objetivo do encontro foi de apresentar as demandas captadas pelos parlamentos regionais e metropolitanos, que devem ser incluídas no plano de trabalho do novo governador do Estado, que será eleito este ano.
O PMP reúne vereadores representantes de 24 Câmaras Municipais das cidades integrantes da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Segundo Gilmar Rotta, as reuniões ordinárias do Parlamento Metropolitano, cuja dinâmica é semelhante às reuniões ordinárias das Câmaras Municipais, com aprovação de requerimentos, moções de aplausos, de apelo e indicações, tem trazido visibilidade a demandas importantes.
A saúde é um tema recorrente no PMP, com destaque ao funcionamento pleno do Hospital Regional e a ampliação do acesso a exames de maior complexidade dentro do sistema público de saúde. "Desde o ano passado, o Parlamento Metropolitano tem encaminhado ao Governo do Estado moção de apelo, ofícios e requerimentos quanto a necessidade do funcionamento do Hospital Regional com 100% de sua capacidade", afirmou Gilmar Rotta.
O hospital atende 26 cidades, sendo 24 da Região Metropolitana de Piracicaba e mais outros dois municípios. "Muitos deles dependem deste atendimento para dar fluxo às demandas de saúde local. No começo deste ano, o Governo do Estado abriu processo para contratação de profissionais em diversas áreas e também foi anunciado um aporte de R$ 50 milhões para custeio e equipamentos, fruto da ação do PMP e de deputados da nossa região", informou Rotta.
Outro aspecto levado ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, é o reforço para que o Estado considere o projeto apresentado pelo Parlamento Metropolitano de Piracicaba na audiência pública do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) para fomento da economia de baixo carbono. "Nossa proposta é que a RMP seja o Vale da Economia de Baixo Carbono, servindo de modelo para outras regiões do Estado e para o país. Estudamos as potencialidades de cada uma das cidades e todas têm setores com potenciais" explicou Gilmar Rotta.
Junto ao secretário estadual da Casa Civil, a Cauê Macris, Gilmar Rotta destacou a necessidade de atenção à malha viária e a análise sobre os valores dos pedágio das cidades da região. "Temos muitos cidadãos que utilizam diariamente as estradas para o deslocamento ao trabalho, elevando os custos. Os pedágios também são obstáculos à integração regional e repensar as tarifas é fundamental para promover o desenvolvimento regional", finalizou.
PLC padroniza instalação de postos de combustíveis na cidade
Praça no bairro Industrial recebe reparo em iluminação
Semob atende demanda encaminhada por vereador no Jardim Astúrias
Vereador prestigia formatura de alunos em programa da Guarda Civil
Câmara aprova solenidade sobre os 255 anos de Piracicaba
Escola João Batista Nogueira é reconhecida pelos 100 anos de história
Estrada principal do bairro Godinhos necessita de manutenção
Câmara discute criação de Comissão de Estudos sobre IPTU na zona rural
Parlamentares participam de homenagem às vítimas do ônibus 444
Em reunião extra, Câmara vota empréstimo de R$ 50 milhões ao Município
Câmara realiza audiência pública sobre Estatuto da Guarda Civil
Aprovados repasses ao Município, Câmara destaca agilidade em votação
Moção aplaude IPASP por conquista de certificado de práticas de gestão
Vereador apresenta demandas de vários bairros a secretário de Obras
Residencial Vida Nova recebe limpeza e manutenção