Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Demandas do Parlamento Regional são levadas a governador de SP
Demandas apresentadas no Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) foram encaminhadas pelo presidente da Câmara e do PMP, Gilmar Rotta (PP), ao governador do Estado
Presidente da Câmara e do PMP, Gilmar Rotta (PP) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB)
Crédito: Assessoria parlamentarNesta terça-feira (17), o presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) e da Câmara Municipal, vereador Gilmar Rotta (PP), participou de audiência com o governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB) e secretários estaduais. O objetivo do encontro foi de apresentar as demandas captadas pelos parlamentos regionais e metropolitanos, que devem ser incluídas no plano de trabalho do novo governador do Estado, que será eleito este ano.
O PMP reúne vereadores representantes de 24 Câmaras Municipais das cidades integrantes da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Segundo Gilmar Rotta, as reuniões ordinárias do Parlamento Metropolitano, cuja dinâmica é semelhante às reuniões ordinárias das Câmaras Municipais, com aprovação de requerimentos, moções de aplausos, de apelo e indicações, tem trazido visibilidade a demandas importantes.
A saúde é um tema recorrente no PMP, com destaque ao funcionamento pleno do Hospital Regional e a ampliação do acesso a exames de maior complexidade dentro do sistema público de saúde. "Desde o ano passado, o Parlamento Metropolitano tem encaminhado ao Governo do Estado moção de apelo, ofícios e requerimentos quanto a necessidade do funcionamento do Hospital Regional com 100% de sua capacidade", afirmou Gilmar Rotta.
O hospital atende 26 cidades, sendo 24 da Região Metropolitana de Piracicaba e mais outros dois municípios. "Muitos deles dependem deste atendimento para dar fluxo às demandas de saúde local. No começo deste ano, o Governo do Estado abriu processo para contratação de profissionais em diversas áreas e também foi anunciado um aporte de R$ 50 milhões para custeio e equipamentos, fruto da ação do PMP e de deputados da nossa região", informou Rotta.
Outro aspecto levado ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, é o reforço para que o Estado considere o projeto apresentado pelo Parlamento Metropolitano de Piracicaba na audiência pública do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) para fomento da economia de baixo carbono. "Nossa proposta é que a RMP seja o Vale da Economia de Baixo Carbono, servindo de modelo para outras regiões do Estado e para o país. Estudamos as potencialidades de cada uma das cidades e todas têm setores com potenciais" explicou Gilmar Rotta.
Junto ao secretário estadual da Casa Civil, a Cauê Macris, Gilmar Rotta destacou a necessidade de atenção à malha viária e a análise sobre os valores dos pedágio das cidades da região. "Temos muitos cidadãos que utilizam diariamente as estradas para o deslocamento ao trabalho, elevando os custos. Os pedágios também são obstáculos à integração regional e repensar as tarifas é fundamental para promover o desenvolvimento regional", finalizou.
Notícias relacionadas
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Medalha de mérito destaca empresa referencial na América Latina
Ativistas pela preservação do Rio Piracicaba são homenageados
Santa Teresinha: Câmara aprova inclusão de festas no calendário
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Vereador quer informações sobre denúncia de fraude em jogos de futebol
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Restaurante recebe moção de aplausos pelos 15 anos de funcionamento
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Orçamento municipal para 2025 é apresentado em audiência pública
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Reunião solene contemplou Agentes Penitenciários
Empresa do ramo de móveis corporativos recebe homenagem da Câmara