
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Câmara aprovou, em primeira discussão, projeto que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município, a comemoração do aniversário do clube no dia 15 de novembro
Ao todo, 23 proposituras foram aprovadas na 66ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (4)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Fundado no dia 15 de novembro de 1913, o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba terá o aniversário instituído oficialmente no Calendário Oficial de Eventos do Município. É o que traz o projeto de lei nº 214/2024, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, aprovado em primeira discussão durante a 66ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (4). A matéria também recebeu a assinatura do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).
O projeto foi aprovado próximo à data em que o clube piracicabano vai completar 111 anos de fundação. “Ao longo de sua história, o ‘Nhô Quim’, como é carinhosamente chamado, se consolidou como símbolo de identidade e orgulho para a população piracicabana”, justificou o autor, no projeto. “Com uma trajetória rica, o XV contribuiu significativamente para a difusão do esporte e da cultura na região, revelando talentos e formando gerações de torcedores apaixonados”.
Wagnão salientou ainda, no texto, que a oficialização da data no calendário oficial é uma homenagem à importância histórica e cultural do clube. “Essa medida pode incentivar a realização de eventos comemorativos, fortalecer a identidade esportiva local e atrair novos recursos e parcerias para o clube”, colocou. “Além disso, a celebração anual poderá envolver a comunidade em atividades que promovam o esporte e o lazer, reforçando o papel do XV como patrimônio imaterial da cidade de Piracicaba”.
Destacou ainda que, com o reconhecimento formal da data, o município reforça o compromisso com a preservação da história e com o desenvolvimento da cultura esportiva. A propositura ainda voltará ao Plenário para o segundo turno de votação.
Demais proposituras – Durante a 66ª Reunião Ordinária, foram ainda aprovadas duas moções de aplausos, 16 requerimentos e dois projetos de lei para denominação de espaços públicos, um em primeira e outro em segunda discussão.
Em segunda discussão, passou pelo crivo dos vereadores o projeto de lei 215/2024, de autoria do vereador Josef Borges (PP), que busca assegurar “a toda gestante o direito ao acompanhamento por fisioterapeuta durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares públicos ou privados em Piracicaba”.
Também foi aprovado em segundo turno o PL 216/2024, de autoria do vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PRD), o Sérgio da Van, que dispõe sobre a inclusão de aba específica destinada aos direitos dos idosos na página oficial da Prefeitura.
Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 66ª Reunião Ordinária.
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
PLC que busca acelerar análise de projetos urbanísticos vai a votação
Vereador exalta tecnologia pioneira em braille adotada por instituição
Vereador solicita iluminação no pátio do Varejão do Piracicamirim
Moradores do bairro Pau d'Alho têm reivindicação atendida
Frente contra Crise Climática define ações em reunião estratégica
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Moção de aplausos da Câmara enaltece os 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Desbravadores e Aventureiros são homenageados pela Câmara
Delegado que assumiu chefia da Polícia Federal na cidade é homenageado
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
40ª Festa das Nações: reunião solene exalta tradição da solidariedade