Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Dia Municipal da Agroecologia é celebrado com homenagem a ativista
Solenidade integrou as atividades da Sapo (Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica)
Evento homenageou pessoas e entidades de notória atuação profissional ou científica na área da Agroecologia
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A reunião solene em comemoração ao Dia Municipal da Agroecologia foi realizada pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta quarta-feira (9), com uma homenagem póstuma a um dos idealizadores da Sapo (Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica), Joel Cardoso de Oliveira, que morreu no início deste ano. A solenidade foi uma iniciativa da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, em atendimento ao Decreto Legislativo nº 23/2019 e ao requerimento nº 956/2024.
A data visa a homenagear pessoas ou entidades de notória atuação profissional ou científica na área da Agroecologia, que tem como princípio a conservação e a ampliação da biodiversidade para produzir autorregulação e sustentabilidade, além da redução da artificialização do ambiente natural por meio da agricultura.
Em seu discurso, Sílvia Morales destacou a importância do ativista Joel para o fortalecimento da Agroecologia em Piracicaba. A homenagem ao ativista foi entregue aos filhos dele, Zinga Laila Coutinho de Oliveira, Reiwá Mitsuo Ishi Torigoi de Oliveira e Angelina Satie Torigoi de Oliveira.
Sílvia Morales falou também de cada um dos homenageados, como Cadson Maxwell Silva dos Prazeres, da Horta Comunitária da Paulicéia (Casa do Hip-Hop). “Ele é uma pessoa leve e sensível, sempre preocupado com os outros e não mede esforços para acolher”, afirmou. Comentou ainda sobre a iniciativa do Clube da Horta da Escola Municipal Ada Dedini Ometto e do Movimento Salve a Boyes, por ter como um dos pilares a questão ambiental, pela preservação do espaço em frente ao Rio Piracicaba.
Em relação ao biólogo Felipe Brancalion Giacomelli e ao agricultor Felipe de Almeida, a vereadora destacou que eles representam o verde, o meio ambiente e a agroecologia na cidade. Sílvia Morales colocou ainda sobre as diversas atividades da qual participam as homenageadas Karine Silva Faleiros, do Corredor Caipira, e Vanessa Priscila Cravo de Lima Berto, do Festival Pira Sustentável. Lembrou ainda a atuação do Sítio Catavento e os programas ligados à agroecologia desenvolvidos pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), cuja titular da pasta, Nancy Aparecida Ferruzzi Thame, também foi homenageada através de representante.
Agroecologia - A mesa de honra da solenidade foi composta pela defensora pública Carolina Romani Bracalion. “Estamos falando de sobrevivência, ninguém consegue viver sem alimentação e o ideal é que essa alimentação seja o mais completa e saudável possível”, afirmou. “E ainda pensar na inclusão social e respeito ao meio ambiente”.
O secretário do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Piracicaba, Ivo Ferraz Racca, falou do grande desafio de trabalhar a agroecologia em serviços públicos como a merenda escolar e o atendimento à população em situação de rua. “A Agroecologia é guardar sementes, trocar sementes e semear”, colocou.
Já o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pitttizer, listou as atividades desenvolvidas pela pasta para fomentar a agroecologia, como o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Agroecologia e Cestas Verdes.
Também integraram a mesa de honra a presidente do Psol de Piracicaba, Marcela Bragaia, que celebrou a agroecologia e a permacultura e a vice-presidente do PV de Piracicaba, Simone Dias, que avaliou a visibilidade para a agroecologia proporcionada por eventos como o Dia Municipal. “Que essas pautas ganhem visibilidade, discussão porque tem muito a ver com soberania alimentar. Cada vez mais pessoas estão entendendo e aderindo o respeito à agroecologia”, afirmou.
Karine Silva Faleiros, do Corredor Caipira, discursou em nome dos homenageados e lembrou que a comemoração da data é uma conquista do movimento agroecológico piracicabano. “Reconhecer projetos relevantes é uma chave para aumentar o pertencimento, o engajamento, para dar mais alegria, mais ânimo e conexão neste momento de tantos desafios complexos que às vezes nos cansam, aborrecem e desanimam”, colocou. “Vamos batalhar juntos por mais políticas públicas de agroecologia. É necessário muito trabalho, articulação e direcionamento de recursos. É imprescindível tirar essa pauta da margem e criar possibilidade real de continuidade da vida e da alegria para todas as pessoas. Os embriões dessas políticas públicas já existem com iniciativas como de cada homenageado aqui presente”.
Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da reunião solene.
Notícias relacionadas
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Restaurante recebe moção de aplausos pelos 15 anos de funcionamento
Vereadora quer saber se haverá supressão de árvores em praça
Em reunião, vereadora apresenta demandas ao presidente do Semae
Requerimento questiona supressão de árvores na Vila Pacaembu
Companhia de Teatro é reconhecida pela Câmara ao comemorar 10 anos
Vereadora prestigia agricultores locais no 5° Conecta Rural
Vereador entrega votos de congratulações a padres da Catedral
Vereadora destaca projeto do Memorial Comurba na praça José Bonifácio
Vereadora encaminha demanda da sociedade civil à Semuhget
Câmara homenageia umas das primeiras conselheiras do XV de Piracicaba
Voto de Congratulações reconhece produtora de shows e eventos
Líderes comunitários e projetos recebem homenagem pelo Dia da Favela