EM PIRACICABA (SP) 10 DE OUTUBRO DE 2024

Dia Municipal da Agroecologia é celebrado com homenagem a ativista

Solenidade integrou as atividades da Sapo (Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica)




Toque na imagem para aumentar

Evento homenageou pessoas e entidades de notória atuação profissional ou científica na área da Agroecologia

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A reunião solene em comemoração ao Dia Municipal da Agroecologia foi realizada pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta quarta-feira (9), com uma homenagem póstuma a um dos idealizadores da Sapo (Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica), Joel Cardoso de Oliveira, que morreu no início deste ano. A solenidade foi uma iniciativa da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, em atendimento ao Decreto Legislativo nº 23/2019 e ao requerimento nº 956/2024.

A data visa a homenagear pessoas ou entidades de notória atuação profissional ou científica na área da Agroecologia, que tem como princípio a conservação e a ampliação da biodiversidade para produzir autorregulação e sustentabilidade, além da redução da artificialização do ambiente natural por meio da agricultura.

Em seu discurso, Sílvia Morales destacou a importância do ativista Joel para o fortalecimento da Agroecologia em Piracicaba. A homenagem ao ativista foi entregue aos filhos dele, Zinga Laila Coutinho de Oliveira, Reiwá Mitsuo Ishi Torigoi de Oliveira e Angelina Satie Torigoi de Oliveira.

Sílvia Morales falou também de cada um dos homenageados, como Cadson Maxwell Silva dos Prazeres, da Horta Comunitária da Paulicéia (Casa do Hip-Hop). “Ele é uma pessoa leve e sensível, sempre preocupado com os outros e não mede esforços para acolher”, afirmou. Comentou ainda sobre a iniciativa do Clube da Horta da Escola Municipal Ada Dedini Ometto e do Movimento Salve a Boyes, por ter como um dos pilares a questão ambiental, pela preservação do espaço em frente ao Rio Piracicaba.

Em relação ao biólogo Felipe Brancalion Giacomelli e ao agricultor Felipe de Almeida, a vereadora destacou que eles representam o verde, o meio ambiente e a agroecologia na cidade. Sílvia Morales colocou ainda sobre as diversas atividades da qual participam as homenageadas Karine Silva Faleiros, do Corredor Caipira, e Vanessa Priscila Cravo de Lima Berto, do Festival Pira Sustentável. Lembrou ainda a atuação do Sítio Catavento e os programas ligados à agroecologia desenvolvidos pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), cuja titular da pasta, Nancy Aparecida Ferruzzi Thame, também foi homenageada através de representante.

Agroecologia - A mesa de honra da solenidade foi composta pela defensora pública Carolina Romani Bracalion. “Estamos falando de sobrevivência, ninguém consegue viver sem alimentação e o ideal é que essa alimentação seja o mais completa e saudável possível”, afirmou. “E ainda pensar na inclusão social e respeito ao meio ambiente”.

O secretário do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Piracicaba, Ivo Ferraz Racca, falou do grande desafio de trabalhar a agroecologia em serviços públicos como a merenda escolar e o atendimento à população em situação de rua. “A Agroecologia é guardar sementes, trocar sementes e semear”, colocou.

Já o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pitttizer, listou as atividades desenvolvidas pela pasta para fomentar a agroecologia, como o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Agroecologia e Cestas Verdes.

Também integraram a mesa de honra a presidente do Psol de Piracicaba, Marcela Bragaia, que celebrou a agroecologia e a permacultura e a vice-presidente do PV de Piracicaba,  Simone Dias, que avaliou a visibilidade para a agroecologia proporcionada por eventos como o Dia Municipal. “Que essas pautas ganhem visibilidade, discussão porque tem muito a ver com soberania alimentar. Cada vez mais pessoas estão entendendo e aderindo o respeito à agroecologia”, afirmou.

Karine Silva Faleiros, do Corredor Caipira, discursou em nome dos homenageados e lembrou que a comemoração da data é uma conquista do movimento agroecológico piracicabano. “Reconhecer projetos relevantes é uma chave para aumentar o pertencimento, o engajamento, para dar mais alegria, mais ânimo e conexão neste momento de tantos desafios complexos que às vezes nos cansam, aborrecem e desanimam”, colocou. “Vamos batalhar juntos por mais políticas públicas de agroecologia. É necessário muito trabalho, articulação e direcionamento de recursos. É imprescindível tirar essa pauta da margem e criar possibilidade real de continuidade da vida e da alegria para todas as pessoas. Os embriões dessas políticas públicas já existem com iniciativas como de cada homenageado aqui presente”.

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da reunião solene. 

Silvia Maria Morales Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas