Vereadora acompanha destinação do lodo retirado da ETA Luiz de Queiroz
Dicionário de Frases Machistas: comunidade pode contribuir até dia 30
Comunidade tem até 30 de setembro para sugerir expressões machistas, que podem compor o Dicionário de Frases Machistas, uma iniciativa pela igualdade de gênero
População tem até 30 de setembro para enviar sugestões de expressões machistas
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Na busca por promover a igualdade de gênero e combater o machismo, a Procuradoria Especial da Mulher lançou recentemente o "Dicionário de Frases Machistas". A iniciativa tem o objetivo de criar um recurso educacional que expõe e desafia as expressões prejudiciais e sexistas que perpetuam estereótipos e desigualdades de gênero.
A elaboração do dicionário foi proposta pelos gabinetes da vereadora licenciada Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", e da então vereadora Ana Pavão, que morreu no mês passado e cuja cadeira foi assumida pelo vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van. A Procuradoria atualmente é encabeçada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e também composta pela vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos).
O dicionário aborda questões como o poder das palavras e o combate ao machismo, já que as palavras têm um poder significativo na construção de percepções e valores. Além disso, enaltece que frases machistas, mesmo quando aparentemente inofensivas, podem contribuir para a cultura da desigualdade de gênero e para a normalização de comportamentos prejudiciais. O "Dicionário de Frases Machistas" visa a conscientizar a sociedade sobre a importância de identificar e rejeitar tais expressões.
Desde o lançamento dessa iniciativa, o formulário criado para coletar exemplos de frases machistas recebeu como contribuições da comunidade cerca de 400 expressões. O prazo final para a participação é 30 de setembro. Para contribuir, basta acessar o formulário disponível neste link até 30 de setembro.
O objetivo é receber contribuições de qualquer pessoa da comunidade, sejam ativistas da causa feminista ou quem começa a entender as questões da igualdade de gênero, com a ideia de gerar reflexão e sensibilizar as pessoas sobre as frases e ditos populares arraigados à cultura, mas que acabam reforçando o machismo historicamente existente na sociedade.
Notícias relacionadas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
'Saio de cabeça erguida', conclui parlamentar
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Câmara aprova quatro votos de congratulações
Espaço para cães causa desconforto entre moradores, diz vereadora
Paratletas campeões no rafting receberão homenagem
Câmara aprova ampliação de prazo para regularização de imóveis
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Em discurso, vereadora repudia casos de violência policial