
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Comunidade tem até 30 de setembro para sugerir expressões machistas, que podem compor o Dicionário de Frases Machistas, uma iniciativa pela igualdade de gênero
População tem até 30 de setembro para enviar sugestões de expressões machistas
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Na busca por promover a igualdade de gênero e combater o machismo, a Procuradoria Especial da Mulher lançou recentemente o "Dicionário de Frases Machistas". A iniciativa tem o objetivo de criar um recurso educacional que expõe e desafia as expressões prejudiciais e sexistas que perpetuam estereótipos e desigualdades de gênero.
A elaboração do dicionário foi proposta pelos gabinetes da vereadora licenciada Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", e da então vereadora Ana Pavão, que morreu no mês passado e cuja cadeira foi assumida pelo vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van. A Procuradoria atualmente é encabeçada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e também composta pela vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos).
O dicionário aborda questões como o poder das palavras e o combate ao machismo, já que as palavras têm um poder significativo na construção de percepções e valores. Além disso, enaltece que frases machistas, mesmo quando aparentemente inofensivas, podem contribuir para a cultura da desigualdade de gênero e para a normalização de comportamentos prejudiciais. O "Dicionário de Frases Machistas" visa a conscientizar a sociedade sobre a importância de identificar e rejeitar tais expressões.
Desde o lançamento dessa iniciativa, o formulário criado para coletar exemplos de frases machistas recebeu como contribuições da comunidade cerca de 400 expressões. O prazo final para a participação é 30 de setembro. Para contribuir, basta acessar o formulário disponível neste link até 30 de setembro.
O objetivo é receber contribuições de qualquer pessoa da comunidade, sejam ativistas da causa feminista ou quem começa a entender as questões da igualdade de gênero, com a ideia de gerar reflexão e sensibilizar as pessoas sobre as frases e ditos populares arraigados à cultura, mas que acabam reforçando o machismo historicamente existente na sociedade.
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Câmara aprova assistência técnica para habitação de interesse social
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Orçamento 2024: sob críticas, projeto da LDO é aprovado sem emendas
Semana ‘Leonardo Villar’ de Cinema deve entrar no Calendário Oficial
Vereadora questiona votação de projeto sobre pavimentação asfáltica
Vereadora aponta 'risco anunciado' no Portelinha
Esalq será homenageada pelos 13 cientistas mais influentes do mundo
Vereadora cobra definição para a questão da Pinacoteca
Lançamento de livro rende moção de aplausos ao autor
Grupo Quilombola recebe a medalha “Samba Zazá Brasileira”
Câmara convoca audiência pública sobre duplicação da Alidor Pecorari
Emenda ao Plano Plurianual é rejeitada em reunião extraordinária
Vereadores cobram agilidade na transferência de pacientes a hospitais