Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Dicionário de Frases Machistas: comunidade pode contribuir até dia 30
Comunidade tem até 30 de setembro para sugerir expressões machistas, que podem compor o Dicionário de Frases Machistas, uma iniciativa pela igualdade de gênero
População tem até 30 de setembro para enviar sugestões de expressões machistas
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Na busca por promover a igualdade de gênero e combater o machismo, a Procuradoria Especial da Mulher lançou recentemente o "Dicionário de Frases Machistas". A iniciativa tem o objetivo de criar um recurso educacional que expõe e desafia as expressões prejudiciais e sexistas que perpetuam estereótipos e desigualdades de gênero.
A elaboração do dicionário foi proposta pelos gabinetes da vereadora licenciada Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", e da então vereadora Ana Pavão, que morreu no mês passado e cuja cadeira foi assumida pelo vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van. A Procuradoria atualmente é encabeçada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e também composta pela vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos).
O dicionário aborda questões como o poder das palavras e o combate ao machismo, já que as palavras têm um poder significativo na construção de percepções e valores. Além disso, enaltece que frases machistas, mesmo quando aparentemente inofensivas, podem contribuir para a cultura da desigualdade de gênero e para a normalização de comportamentos prejudiciais. O "Dicionário de Frases Machistas" visa a conscientizar a sociedade sobre a importância de identificar e rejeitar tais expressões.
Desde o lançamento dessa iniciativa, o formulário criado para coletar exemplos de frases machistas recebeu como contribuições da comunidade cerca de 400 expressões. O prazo final para a participação é 30 de setembro. Para contribuir, basta acessar o formulário disponível neste link até 30 de setembro.
O objetivo é receber contribuições de qualquer pessoa da comunidade, sejam ativistas da causa feminista ou quem começa a entender as questões da igualdade de gênero, com a ideia de gerar reflexão e sensibilizar as pessoas sobre as frases e ditos populares arraigados à cultura, mas que acabam reforçando o machismo historicamente existente na sociedade.
Notícias relacionadas
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em segunda discussão
Requerimento pede relação de eventos no Engenho Central
Vereadora reforça compromisso ambiental e agradece apoio nas eleições
Solenidade do Dia Municipal da Favela acontece nesta terça-feira
Reunião debate organização da Conferência Municipal de Meio Ambiente
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
Criador da banda Opus recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em primeira discussão
Projeto de lei prevê internet wi-fi gratuita na praça José Bonifácio
Violência contra a mulher: 16 Dias de Ativismo terá solene em novembro