EM PIRACICABA (SP) 19 DE JULHO DE 2021

Drive-thru solidário vai ajudar 200 famílias da comunidade Renascer

Iniciativa promovida neste sábado, com a participação do gabinete do vereador André Bandeira, teve a parceria de cooperativas locais.




Toque na imagem para aumentar

Foram arrecadados 2.270 quilos de alimentos não-perecíveis e 60 kits de limpeza e higiene pessoal

Crédito: Assessoria parlamentar


O drive-thru solidário, ação promovida pelo Fórum Permanente do Cooperativismo, da Câmara Municipal de Piracicaba, arrecadou, no último sábado (17), o total de 2.270 quilos de alimentos não-perecíveis e 60 kits de limpeza e higiene pessoal. As doações irão beneficiar aproximadamente 200 famílias que residem na comunidade Renascer.

A iniciativa teve a participação do gabinete do vereador André Bandeira (PSDB) e a parceria das cooperativas Uniodonto, Credsaúde, Coopep, Coplacana, Sicredi e Unimed, em comemoração ao "Dia Municipal do Cooperativismo". De acordo com o parlamentar, a importância de ações como essa mostra que "atitudes simples movem o mundo".

Para Carlos Youssef, presidente da Unimed Piracicaba, o evento foi "motivo de muito orgulho". "Foi um prazer participar dessa ação mais um ano, potencializando atuações do cooperativismo em nossa cidade e mostrando a importância do trabalho realizado pelas organizações", destacou.

O diretor da Uniodonto, Ben Hur Zambello, reforçou a função das cooperativas em momentos importantes como esse. "Cooperar é fazer juntos, construir juntos uma sociedade mais justa e melhor. Essa é a função das cooperativas", ressaltou.

Representando o Coop, Vagner Luciano Chavier destacou que "cooperar hoje em dia é uma ação essencial" e falou da importância de este dia "não passar em branco para nenhuma cooperativa".

Joana Machado Banov, presidente da Coopep, informou que "o tema estadual do 'Dia do Cooperativismo' este ano é 'Fome e Agricultura Sustentável'". "É muito importante que, além das cestas arrecadadas, também sejam apoiados movimentos que busquem justiça social", afirmou.

O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoleto, falou dos desafios encontrados nesses tempos de pandemia e reforçou a importância de ações cooperativistas. "Já faz alguns anos que participamos juntos de iniciativas como essas. Cooperar significa todos unidos para a sociedade, para a união. Hoje é um simples gesto, mas de muita importância. A raiz do cooperativismo é essa", disse.

Francisco José Boscariol de Toledo, representante do Sicred, enfatizou como a união de todas as cooperativas é importante. "Isso demonstra que juntos podemos ser muito mais e ajudar muito mais quem precisa. Devolver à sociedade aquilo que a gente recebe, nada melhor que o cooperativismo para fazer isso." Francisco ainda reforçou a ideia de que "sozinho a gente caminha mais rápido, mas junto a gente chega muito mais longe".

Edmilson Reame, da ONG Pernas Caipiras, agradeceu o convite para colaborar com o evento e disse que, "quanto mais se une, mais forte ficamos para poder ajudar as pessoas que necessitam neste momento".

Em nome das famílias que serão beneficiadas com as doações, Débora Ferraz, do projeto solidário "Exército de Formiguinhas", agradeceu a todos os envolvidos e, fazendo uma alusão ao trabalho realizado pelas formigas, disse que "uma formiguinha sozinha é só um inseto indefeso, mas, com o seu formigueiro, é a força da natureza".

Fórum Cooperativismo André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas