Vereador destaca campanhas de conscientização sobre câncer de próstata
Em reunião, vereadores discutem legislação urbanística com engenheiros
Profissionais de engenharia apontaram as dificuldades que encontram junto à Prefeitura no andamento dos processos e aprovação de projetos
Reunião aconteceu nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de Piracicaba
Crédito: Assessoria parlamentarNa manhã desta quarta-feira (29), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua e o vereador Paulo Henrique (Republicanos) organizaram uma reunião com um grupo de engenheiros para discutir sobre projetos relacionados à legislação urbanística. Participou também o vereador Acácio Godoy (PP), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal.
Durante a reunião, foram apontadas as dificuldades que os profissionais de engenharia encontram junto à Prefeitura para o andamento nos processos e aprovação dos projetos. Silvia Morales resgatou a tramitação e a atuação de cobrança do Poder Executivo para o encaminhamento do projeto de lei complementar que dispõe sobre o desdobro de lotes.
A parlamentar relembrou que, na ocasião da audiência pública realizada em dezembro de 2022, o secretário de Governo, Carlos Beltrame e a secretária municipal de Habitação e Gestão Territorial, Andréa Ribeiro, comprometeram-se a apresentar o projeto, já que, segundo parecer da CLJR, a matéria versa sobre prerrogativa do Poder Executivo. Em 2023, de acordo com a parlamentar, foi retomado o assunto com a responsável pela pasta, que reafirmou que a questão será encaminhada até o fim de março.
Outro ponto discutido foi a necessidade de uma nova lei para a regularização de imóveis, que tem por objetivo adequar as edificações que foram executadas em desconformidade com o projeto aprovado ou construídas em desacordo com os índices urbanísticos. A medida deve ser feita através do estabelecimento de diretrizes diferenciadas instituídas por lei especial para possibilitar a aprovação dessas edificações. Os vereadores Paulo Henrique e Silvia Morales se comprometeram a encaminhar uma indicação em conjunto ao Executivo, inclusive com minuta anexada, para a elaboração da referida lei.
Com relação à aprovação simplificada de projetos de residências unifamiliares, possibilidade que foi revogada com a lei complementar 206/2007, os vereadores informaram que vão protocolar um projeto de lei que foi discutido pelo grupo.
Também foi abordada na reunião a revisão de outros pontos do Plano Diretor de Desenvolvimento e sua respectiva lei de ocupação e parcelamento do solo, a Lei Complementar 421/2020, para um futuro próximo.
“É muito importante discutir estes temas, pois, além de atender a classe da engenharia e arquitetura, que há tempos vêm reivindicando tais demandas, são projetos que reverberam no giro da economia local e resolvem o problema de uma grande parcela da população", enfatizou Silvia Morales.
Notícias relacionadas
Vereador pede medidas contra vandalismo no Cemitério da Saudade
Vereador pede informações sobre falta de recape em via do São Dimas
Vereador solicita informações sobre termo entre Município e Caixa
Vereador quer informações sobre possível nova UPA para a Vila Sônia
Projeto prevê divulgação de serviços aos idosos no site da prefeitura
Rua no bairro Dona Antônia recebe nome de “Maria Della Porte Viscardi”
PL sobre fisioterapeutas durante partos é aprovado em segundo turno
Requerimento pergunta sobre condições do prédio da UPA da Vila Sônia
Requerimento questiona execução do convênio Respeito à Vida
Vereador quer informações sobre instalação do Areninha no Colina Verde
Requerimento tem novos questionamentos sobre o serviço UPA + LIVRE
Organização Gaia+ receberá moção de aplausos pelos 10 anos de atuação
Novembro Azul: vereador reforça importância de exames preventivos
Vereador critica transferência da Cadme para o Postão Municipal