EM PIRACICABA (SP) 15 DE SEPTEMBER DE 2023

Encontro discutirá situação de prédio abandonado na rua Gomes Carneiro

Audiência pública foi solicitada pelo vereador Zezinho Pereira




Toque na imagem para aumentar

Prédio inacabado está em estado precário de abandono, diz vereador

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba realizará audiência pública no dia 23 de outubro, às 14h, no Plenário Francisco Antonio Coelho, para discutir sobre o Condomínio Edifício Córsega, localizado na rua Gomes Carneiro, 1.401, Centro. A discussão foi solicitada pelo vereador Zezinho Pereira (União Brasil), no requerimento 782/2023, aprovado em plenário na 50ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14).

Segundo o vereador, o prédio inacabado está em estado precário de abandono, “o que tem causado cada vez mais a insegurança na população vizinha, pois, além de se transmitir uma imagem ruim para o local, torna-se até mesmo esconderijo para fugitivos e meliantes”.

Zezinho Pereira diz que a intenção é a de saber se o Executivo “persiste com a pretensão de demolir o edifício, mesmo ante a evidente contraindicação pelo aspecto técnico, social e econômico”.

Ele cita que existe uma empresa interessada na retomada das obras do edifício, que teria se comprometido a recuperá-lo. Ele diz que seria uma forma de evitar uma “demolição caríssima e que causaria diversos transtornos à população do município, principalmente a sua saúde e danos materiais nas adjacências nos imóveis contíguos”.

Outro argumento apontado pelo vereador é de que a norma da ABNT 5682, que regulava os requisitos de demolições, foi cancelada. “Desta forma, a demolição ficou a critério empírico, ou seja, sem caráter cientifico. Portanto, o correto seria dar prosseguimento a obra”, classifica ele, no requerimento.

Para a audiência pública foram convocados representantes da Defesa Civil, além dos secretários de Defesa do Meio Ambiente e Obras e Zeladoria. Além disso, o parlamentar convida representantes de órgãos públicos, dos donos do terreno onde está o edifício, da construtora que assumirá a obra, dos adquirentes dos apartamentos, da antiga construtora, da Santa Casa de Misericórdia, da empresa que elaborou o laudo técnico de viabilidade do empreendimento e advogados dos donos do terreno.

Legislativo Zezinho Pereira

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas