
Depois de prêmio, escola vê concretização de projeto em antigo ponto de descarte
Vereador Gustavo Pompeo participou do evento ocorrido no último sábado (19)
No último sábado (19), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) esteve na Escola Municipal Profª Ida Francez Lombardi, participando da Ação Educativa Família e Escola. O parlamentar ajudou na construção da ação que envolveu os alunos e os seus pais.
O evento contou com a palestra da psicóloga Dra. Marina Autuori que palestrou sobre o tema bullying escolar. Tema bastante recorrente e que tem preocupado pais, professores e todo e qualquer profissional hoje ligado a educação. Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão”, e o sufixo “ing” representa uma ação contínua. A palavra bullying designa um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada resultante de uma briga.
As agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser.
As vítimas de bullying podem sofrer agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar apenas como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem para a continuidade da agressão.
Pompeo destacou que também é papel da escola estimular os estudantes a denunciarem casos de bullying. Entretanto, para alcançar esse objetivo, é necessário se aproximar dos alunos e garantir um ambiente de segurança, demonstrando a disposição de toda a equipe escolar em ajudar. “E foi pensando no combate a essa atitude, que a palestra da Dra. Marina foi bastante pertinente”, elogiou o vereador.
Após a palestra com a Dra. Marina Autuori, foi apresentada uma mostra de trabalho dos alunos, diversas oficinas de aprendizado que incluíam origami, boneca abayomi e confecção de monstrinhos divertidos.
“Estou bastante animado e feliz pela ação executada na escola”, afirmou Gustavo Pompeo.
Depois de prêmio, escola vê concretização de projeto em antigo ponto de descarte
Aprovada em segunda discussão, campanha sobre os riscos do uso de telas
Vereador visita espaço do Grupo Piracicaba de AA ao lado de secretário
Vereador homenageia empresária por 16 anos de empreendedorismo
Vereador aborda exemplo de projeto terapêutico de São Paulo
Vereador visita modelo estadual de Casas Terapêuticas em São Paulo
Vereador visita bairros e cobra ações urgentes de infraestrutura
Vereador acompanha revitalização de área pública idealizada por alunos
Vereador acompanha alunos da ETEC em visita ao Viveiro Municipal de Piracicaba
Solenidade anual vai celebrar fundação de Piracicaba e da Câmara Municipal
Vereador defende Programa de Oficinas Culturais e Esportivas nas Escolas
Audiência pública discutirá situação de cabos e fios pendurados em postes
Requerimento quer informações sobre administração de centro comunitário
Projeto da LDO 2026 será tema de audiência pública no dia 17 de junho, na Câmara
Câmara aprova 17 proposituras na 28ª Reunião Ordinária