
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Alunos da Escola Estadual "Monsenhor Jeronymo Gallo" conheceram as instalações e o trabalho feito pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Estudantes e professores conheceram as instalações e o trabalho feito pelo setor
Crédito: Samuca MiazakiEnquanto circulava pelas salas do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, a estudante Eduarda Prado Almeida fazia fotos e vídeos curtos logo compartilhados no grupo de WhatsApp mantido pelos alunos do 2º e do 3º anos do ensino médio da Escola Estadual "Monsenhor Jeronymo Gallo".
Sem se dar conta, Eduarda repetiu, com as tecnologias atuais, o que os documentos preservados pelo Poder Legislativo de Piracicaba fizeram à época em que foram elaborados e, hoje, despertam a curiosidade que levou a estudante e outros 20 colegas de turma a saírem a pé da Vila Rezende para um passeio que teve como destino final a Câmara.
A caminhada não foi à toa. O projeto "Mapeando o centro da cidade: ruas, histórias e produções pedagógicas", liderado pelos seis professores que supervisionaram a visita dos alunos da "Monsenhor Jeronymo Gallo" à Casa de Leis, aproxima os estudantes da história viva de Piracicaba, representada por suas ruas, monumentos e lugares cheios de memórias.
O grupo de 27 pessoas foi recepcionado, nesta terça-feira (23), pela equipe de arquivistas e estagiários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo e, então, dividido em turmas menores que se revezaram para conhecer os equipamentos de restauro e digitalização de materiais, a sala de multimídia, a biblioteca e raridades como a ata mais antiga do acervo, de 1784.
Estudantes e professores viram, por exemplo, os volumes enfileirados que contêm todas as leis aprovadas pela Câmara desde 1948, centenas de registros em áudio e vídeo com reuniões e eventos realizados pela Casa em décadas e o scanner que, graças a um trabalho minucioso da equipe do setor, é a etapa final que permite transferir os arquivos de papel para o mundo virtual e torná-los acessíveis a Eduarda e outros tantos internautas.
"Todo o trabalho que fazemos é para dar acesso a esses documentos, que, aos poucos, estamos colocando no site", explicou a arquivista Giovana Calabria. A página documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br, a que a chefe do setor se referiu, é o orgulho da equipe, com todas as transcrições, descobertas e curiosidades saídas do acervo da Câmara.
Dayane Soldan, também arquivista, chamou a atenção dos estudantes sobre a importância do trabalho dos profissionais da área em fornecer elementos para que as pessoas entendam o contexto histórico em que, por exemplo, uma foto, um acontecimento ou uma lei estão inseridos. "Uma lei diz muita coisa, mas o processo até ela diz muito mais", comparou.
O professor Edson Baraldi, que leciona geografia na "Monsenhor Jeronymo Gallo", destacou o campo amplo de pesquisa que os materiais históricos oferecem. "Como alguns estão no 3º ano e escolheram a área de ciências humanas, esses alunos podem no futuro fazer uma faculdade de história, sociologia ou geografia e atuarem com pesquisa, que é um mundo muito abrangente. Existe um mercado grande fora da sala de aula", incentivou.
"A pesquisa, muitas vezes, está próxima da gente, não precisamos ir longe para fazê-la. Ela nos dá informações preciosas, fruto de levantamento histórico, e uma riqueza que tornam a cidade mais visível", completou, em referência aos fatos que estão por trás do nome de uma rua ou da construção de uma ponte, como antes exemplificaram as arquivistas da Câmara.
Representante de classe, Nathally Vital de Carvalho contou que ela e seus amigos estavam "ansiosos por esse passeio". "Foi muito legal conhecer e também as curiosidades que aprendemos. Imagino que seja muito difícil o trabalho de preservação, mas deve ser interessante por tudo o que veem", comentou a estudante, que flerta com a graduação em jornalismo e revelou gostar "muito de fotos antigas".
Além de Edson, supervisionaram os estudantes na visita à Câmara os professores Ademir Hervatin Neto, Gilberto de Aquino, Lindsey Nunes da Cunha, Renan Costa de Negri e Sérgio Batista das Neves. Os estagiários Brenno Rodrigo Monteiro, Gabriel Tenório Venâncio e Caroline Leme Margiota completaram a equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo que recepcionou alunos e docentes.
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964