EM PIRACICABA (SP) 29 DE MARÇO DE 2022

Ex-professora dará nome a praça no Jardim Caxambu

Homenagem foi proposta pelo vereador Wagner Oliveira.




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei de Wagner Oliveira foi aprovado nesta segunda-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Aprovado em segunda discussão nesta segunda-feira (28), durante a 8ª reunião ordinária, o projeto de lei 249/2021 denomina de "Martiliana Samuel de Souza Assaricci" a praça localizada na confluência entre as avenidas Luciano Guidotti e Francisco Luiz Rasera, no Jardim Caxambu. A homenagem foi proposta pelo vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania).

Nascida em Anhembi (SP), em 10 de maio de 1930, Martiliana trabalhou durante a infância e a adolescência no cultivo de algodão e milho. Mudou-se em 1950 com os pais e quatro irmãos para Piracicaba para morar no bairro Paulista.

Fez ensino fundamental, curso preparatório no Colégio Piracicabano e curso de datilografia na escola "Francisca Martins". "Com o falecimento de sua mãe, sendo a filha mais velha, e como precisava de dinheiro para manter a casa e os irmãos, Martiliana começou a ensinar corte e costura em sua casa", relata Wagnão. Em seguida, abriu a "Escola Paulista Curso de Datilografia e Corte e Costura".

Convidada por uma assistente social da Prefeitura, deu aulas em centros comunitários no Jardim Jupiá, Jardim São Paulo, Jardim Primavera e Piracicamirim, entre outros bairros. Formou-se no magistério, atuou como professora substituta e, já com 60 anos, cursou pedagogia, o que lhe permitiu dar aulas em escolas do Estado como professora ACT. "Aos 70 anos, foi obrigada a parar e se aposentar com um salário mínimo, mas com a satisfação de um sonho realizado", diz Wagnão.

Martiliana morreu em 4 de maio de 2021, aos 90 anos.

Legislativo Wagner Oliveira

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas