
Contratação de assessoria pela Prefeitura sem licitação é questionada
Evento aberto nesta segunda-feira (10) até 14 de junho tem iniciativa do vereador André Bandeira
André Bandeira explica o objetivo da exposição
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador André Bandeira, dando continuidade à programação com o tema “Vitiligo: Meu lugar ao sol”: fotografias que tratam da conscientização sobre a doença crônica, abriu a exposição nesta segunda-feira (10), no hall de entrada do Fórum de Piracicaba, situado à rua Bernardino de Campos, 55, e ficará até dia 14 de junho, sexta-feira.
O projeto é uma iniciativa do gabinete do vereador André Bandeira (PSDB),com apoio da Câmara de Vereadores, da idealizadora do projeto Vitiligo, Maika Celi, da fotógrafa Jenyffer Previtalli e das maquiadoras Regina Giácomo, Duan Nemeth e Pamella Perola.
Através da captação de imagens de 11 pessoas com Vitiligo, o projeto busca desmistificar as dúvidas sobre a doença, que é caracterizada pela perda da coloração da pele, causada pela diminuição de células produtoras de melanina, não contagiosa e indolor.
“Queremos quebrar esses preconceitos e tabus e conscientizar a população sobre o respeito com as pessoas que tem vitiligo”, disse o vereador André Bandeira.
Maika Celi Amancio acredita que a realização da exposição é imprescindível para uma maior conscientização sobre a doença e inclusão de pessoas com vitiligo. “A exposição trabalha a autoestima, o empoderamento, o amor próprio e mostra que pessoas com vitiligo podem viver uma vida normal e buscar o ‘seu lugar ao sol”, explica.
Também marcou presença na exposição o juiz de direito do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Piracicaba, Dr. Ettore Geraldo Avolio.
O projeto tem relação com o Dia Municipal de Conscientização Sobre o Vitiligo, implementado por meio da lei 9.161/2019, após projeto de autoria do vereador André Bandeira, que determina a instituição da data no Calendário Oficial de Eventos do Município.
O Dia Mundial do Vitiligo foi escolhido 25 de junho em alusão à morte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e lúpus.
VITILIGO - não tem cura, mas há tratamentos que ajudam a reestabelecer a pigmentação natural da pele. Vitiligo é uma despigmentação da pele resultado de um processo auto-imune contra as células que produzem melanina, os melanócitos. A explicação exata do desenvolvimento desse processo ainda é desconhecida.
Diagnóstico
É essencialmente clínico, pois as manchas com pouca pigmentação aparecem geralmente em locais do corpo bem característicos, como boca, nariz, joelhos. O histórico familiar também é considerado. O diagnóstico deve ser feito por um dermatologista. Ele irá determinar o tipo de vitiligo do paciente, verificar se há alguma doença autoimune associada e indicar o tratamento mais adequado.
Tratamento no SUS
Consiste basicamente em interromper o seu avanço e se possível também, possibilitar repigmentação dessa pele. Quando conduzido de forma adequada a um profissional dermatologista, algumas pessoas que perderam a pigmentação de determinadas partes do corpo podem voltar a ter pigmento. O tratamento consiste na fototerapia com radiação ultravioleta ofertada em todo Brasil.
Prevenção
Não existem formas de prevenção do vitiligo. Como em cerca de 30% dos casos há um histórico familiar da doença, os parentes de indivíduos afetados devem realizar vigilância periódica da pele e recorrer ao dermatologista caso surjam lesões de hipopigmentação, a fim de detectar a doença precocemente e iniciar cedo o tratamento.
Em pacientes com diagnóstico de vitiligo, deve-se evitar os fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Evitar o uso de roupas apertadas ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele e diminuir a exposição ao sol. Controlar o estresse é outra medida.
Contratação de assessoria pela Prefeitura sem licitação é questionada
Vereador questiona contratação de prestador de serviço pela Prefeitura
Câmara aprova denomonação de academia no Parque da Rua do Porto
CLJR avalia proposituras em caráter de urgência do Executivo
"Dia Roxo": evento busca conscientizar a população sobre a epilepsia
Projeto de lei que incentiva prevenção ao câncer segue em tramitação
Câmara irá deliberar sobre criação de cargos no Executivo
Atraso em licitação de livros didáticos motiva requerimento na Câmara
Vereador indica melhorias para vias no São Francisco e Ondinhas
Vereador destaca importância da reciclagem para sociedade sustentável
Saída de departamentos da Semuhget do Centro Cívico gera críticas
Câmara aprova dois requerimentos sobre contrato de publicidade
Vereador questiona xérox entregues a alunos no lugar de livros
Movimento Roxo desperta conscientização sobre a Epilepsia
Câmara requisita laudo técnico sobre a Pedreira do Bongue