
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador André Bandeira (PSDB) pede explicações sobre processos de compra, contratos e ações da Secretaria de Saúde
Requerimento é de autoria do vereador André Bandeira (PSDB)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A escassez de materiais para curativos nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) motivou o vereador André Bandeira (PSDB) a apresentar o requerimento 246/2025, aprovado na 15ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (27). Na propositura, o vereador solicita informações ao Executivo sobre os motivos da falta de insumos e as medidas adotadas para garantir o atendimento adequado à população.
André Bandeira relata que recebeu reclamações de munícipes que não possuem condições financeiras para adquirir esses materiais por conta própria e dependem exclusivamente da distribuição feita pelo SUS.
O vereador destaca que a presença de insumos apropriados permite um atendimento mais humanizado, eficiente e com menor custo para o sistema de saúde. “Quando as feridas são tratadas corretamente desde o início, evitam-se complicações que demandariam tratamentos mais caros e prolongados”, justifica.
No requerimento, o vereador questiona o Executivo sobre as causas da escassez de materiais para curativos, se há um mapeamento das unidades afetadas e qual a previsão para normalização do fornecimento. Também pede esclarecimentos sobre os processos de compra, contratos vigentes, eventuais problemas em licitações e quais medidas estão sendo adotadas para evitar que a situação se repita.
Além disso, quer saber se existe um canal para que profissionais de saúde relatem a falta dos insumos e como a Secretaria acompanha a distribuição desses materiais nas unidades.
A vereadora Rai de Almeida (PT) afirmou que a falta de insumos também foi relatada ao seu gabinete e que busca mais informações sobre o problema. Ela mencionou que o tema foi discutido no Conselho Municipal de Saúde, com a presença do Dr. Sérgio Pacheco, e destacou que a escassez vai além dos materiais para curativos, afetando itens básicos como água, sabão e papel higiênico nas UPAs e demais unidades.
Já o vereador Pedro Kawai (PSDB) confirmou que o município enfrenta problemas no abastecimento e relatou ter recebido, naquele mesmo dia (quinta-feira), uma reclamação sobre a falta de materiais para a higienização de ostomias e colostomias na rede pública.
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Requerimento pede transparência sobre emendas enviadas à cidade
Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários
Destino de lodo que está acondicionado em rua é tema de requerimento
Câmara aprova moção de aplausos para a Escola Passo a Passo