Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Fórum de Educação Financeira e Empreendedorismo agrega Empregabilidade
Novo PDL de André Bandeira revitaliza esta iniciativa em Piracicaba, com destaque na empregabilidade
Fórum de Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Debater assuntos relacionados a planejamento financeiro, realinhando os hábitos de consumo, visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, o combate ao analfabetismo financeiro, com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social.
Com esta premissa, desde o ano de 2018, o vereador André Bandeira (PSDB) mantém as discussões sobre este setor em Piracicaba. No projeto de decreto 33/2019, em tramitação na Câmara desde o dia 18 de setembro e, que segue para análise das comissões internas, antes de vir a plenário nas próximas reuniões ordinárias, o parlamentar defende a inclusão do termo empregabilidade, na composição temática do Fórum.
Na propositura, o parlamentar requer alterações de dispositivos do decreto legislativo 56/2018, também de sua autoria, que institui na Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo, que agora acresce o termo Empregabilidade.
As ações do Fórum contam com o apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, através de todos os departamentos técnicos e de suporte da Casa de Leis.
A coordenação será exercida pelo vereador proponente que se responsabiliza pela promoção de encontros periódicos para desenvolvimento das atividades afeitas às suas finalidades.
O Fórum tem como objetivo: debater assuntos relacionados a planejamento financeiro, realinhando os hábitos de consumo, visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, o combate ao analfabetismo financeiro, com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social.
Promover a troca de experiências e ideias sobre o assunto, discutir avanços relacionados ao tema, abrir espaço aos profissionais ligados à área para palestras sobre o tema, proporcionar as novas gerações a oportunidade de construir uma vida sustentável financeiramente, possibilitar projetos que integram a educação financeira e valores de cidadania e desenvolver novos hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro.
A Câmara poderá firmar parcerias ou convênios com as empresas privadas, associações e entidades, para a obtenção de recursos, materiais e estrutura para a realização das atividades.
O Fórum Permanente abrange a discussão de todos os segmentos do setor cooperativista.
Na justificativo do projeto, o vereador André Bandeira avalia que o consumismo e a falta de planejamento financeiro, tem se tornado uma prática comum em grande parte da população, sendo que o sistema capitalista no qual estamos inseridos, nos leva com rapidez para o consumo exacerbado.
Em função disso, muitos jovens e adolescentes, sem compreenderem o verdadeiro valor do dinheiro e as consequências que a falta do mesmo pode causar, se tornam seres cada vez mais consumistas.
A consideração é que o crescimento do país só pode acontecer quando crianças, adolescentes e jovens recebem informações significativas quanto ao seu desenvolvimento financeiro, formação como cidadão atuante e comprometido com o desenvolvimento de sua nação, lembrando que esse futuro cidadão brasileiro poderá influenciar, de acordo com seu preparo, e muito, a economia de seu país.
Um cidadão que receba orientação e formação financeira, terá mecanismos suficientes para não cair no consumo excessivo, não ficará refém dos juros exorbitantes cobrados pelas instituições financeiras, podendo preparar melhor seu consumo e planejar seu futuro de forma consciente e responsável. Isso só será possível em um país com uma população menos endividada.
O crescimento atual da economia, a melhoria das classes sociais e do padrão de vida da população vem de encontro com a necessidade das famílias de terem consciência econômica.
A educação financeira visa coibir o consumismo desenfreado, que é divulgado pela mídia televisiva e escrita periodicamente, e sanar a falta de visão na necessidade de se preparar financeiramente, ou seja, a importância da educação financeira é no intuito de dar ferramentas para que crianças, adolescentes e jovens possam perceber que podem ter uma vida melhor, construindo um país mais estruturado e próspero.
A educação financeira, mostra-se mais eficiente quando o cidadão é preparado desde a infância para assumir esse encargo. A falta de conhecimento mínimo daquelas pessoas em finanças pessoais, que lhes permitisse perceber as vantagens e desvantagens dos instrumentos financeiros a que passaram a ter acesso, levou-se a elevado endividamento e a posterior inadimplemento.
A orientação às crianças e adolescentes de como lidar com seu dinheiro se mostra de suma importância.
O Fórum visa guiá-los, demonstrando formas de realizar um planejamento das suas finanças pessoais, de uma forma didática, saudável e sustentável e irá transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e instruindo o cidadão sobre as diversas formas de investimentos existentes no mercado, demonstrando com clareza a importância de poupar e investir para o futuro.
Nos países desenvolvidos a educação financeira tradicionalmente cabe às famílias, e à escola cabe o reforço desse ensinamento.
"Implantando este conteúdo em escolas municipais, técnicas e de ensino superior, visamos enfatizar esse ensinamento necessário. Crianças e adolescentes devem receber esse tipo de orientação, evitando, por exemplo, o endividamento e comprometimentos inesperados. A adoção de princípios básicos de planejamentos e controle financeiro ira possibilitar a esses alunos o rápido alcance das metas estabelecidas, além de aprenderem a planejar a sua vida financeira."
"É importante ressaltar ainda que ao se ensinar aos jovens o controle de suas finanças, consequentemente, acaba-se por envolver toda a família, já que o conhecimento é transmitido pelas pessoas, gerando um verdadeiro “ciclo virtuoso” do conhecimento. Veja que a proposta ora apresentada não institui nova disciplina na grade curricular do sistema de ensino, mas apenas cria um mecanismo para levar informação de conscientização às pessoas sobre a importância do equilíbrio das contas para o bem-estar individual e social."
"As tentações de todas as espécies que se espalham por vitrines e agora por sites de compras na internet podem ser uma armadilha para as pessoas menos preparadas para lidar com as finanças pessoais - e o resultado costuma ser uma dor de cabeça por muito tempo."
"Este Fórum é de suma importância, visto que contribuirá para a criação de uma nova geração de pessoas independente financeiramente, aprendendo desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente e visa ainda combater o ciclo de pessoas e famílias endividadas e inadimplentes financeiramente para criar e desenvolver uma nova geração sustentável financeiramente."
Leia mais:
Câmara aprova criação de Fórum de Educação Financeira
Notícias relacionadas
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Câmara aplaude empresa por figurar como destaque do ano
Prefeito veta Elevar para lazer e esporte de pessoas com deficiência
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Câmara aprova requerimento sobre prestação de contas do Executivo
Burocracia causa entrave para funcionamento de empresa
Requerimento solicita detalhes sobre situação financeira da prefeitura
Em solenidade, vereador entrega título de Empreendedor do Município
Vereador questiona Poder Executivo sobre contradições de informações
Parecer contrário de PL sobre fibromialgia é rejeitado
Sete honrarias foram aprovadas pela Câmara na 75° Reunião Ordinária
Academia recebe voto de congratulações por 10 anos de fundação
Câmara aprova moção de aplausos em homenagem a escola de idioma
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025