
Em Fórum, Câmara debate loteamentos irregulares na zona rural
Encontro foi realizado na tarde desta sexta-feira (27), pela plataforma virtual Zoom.
Grupo fará estudo dos projetos de lei que deram entrada no Legislativo nas últimas quintas-feiras (19 e 26) e que já estão em tramitação por comissões da Casa.
O Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável iniciou, na tarde desta sexta-feira (27), a discussão sobre os projetos de lei complementar, do Executivo, que regulamentam instrumentos previstos no PDD (Plano Diretor de Desenvolvimento), aprovado no ano passado e previsto na lei complementar 405/2019. O encontro foi viabilizado pela plataforma virtual Zoom.
O grupo, composto por instituições, lideranças, cientistas e empresários, se prepara para revisar os projetos que instituem e regulamentam o Fumdet (Fundo Municipal de Desenvolvimento Territorial), o direito de preempção (que confere ao Município a preferência para adquirir imóveis que venham a ser ofertados no mercado), a aplicação do parcelamento ou edificação compulsórios e o IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana) progressivo.
Eles avaliarão, ainda, a outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso, a readequação das diretrizes da ZEA (Zona Especial Aeroportuária), o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e o de Mudança Climática e o uso e ocupação do solo urbano no município.
“Estamos com um prazo bem curto, mas devemos eleger alguns pontos estratégicos e fundamentais dentro do ordenamento e avaliá-los. Caso seja constatada alguma deficiência, ainda há tempo de propor emendas”, ressaltou Roberto Braga, do Observatório Cidadão.
A vereadora Nancy Thame (PV), autora do colegiado ao lado de Paulo Serra (CID), lembrou que a aprovação do PDD ocorreu depois de um período de intenso debate na Câmara, em que foram realizadas cinco audiências públicas, com ampla participação popular, o que resultou na aprovação de 18 propostas de modificações introduzidas à lei.
“Tivemos grandes avanços que só foram possibilitados através da atuação do Fórum. Ao longo de quase quatro anos, pudemos dar uma colaboração muito significativa para o município que serve de exemplo de ação e engajamento político”, avaliou a parlamentar, que encerra, neste ano, o seu primeiro mandato na Câmara.
Divididos em grupos, os especialistas se debruçarão, durante a próxima semana, sobre os projetos de lei que deram entrada no Legislativo nas últimas quintas-feiras (19 e 26) e que já estão em tramitação por comissões da Casa.
BALANÇO - Ely Eser Barreto César, da organização da sociedade civil Pira 21, enalteceu a gestão de Nancy, bem como os eventos de “grande importância” que marcaram o seu mandato, como as audiências públicas e a votação do Plano Diretor. “Aprendi muito com esse grupo, com especialistas de toda ordem e não consigo mensurar a sua importância. A vereadora foi a responsável por esse momento político que promoveu mudanças estruturais no município”.
O engenheiro agrônomo Marcos Valentini, também presente na reunião, agradeceu a parlamentar por toda a articulação promovida dentro do Fórum e a parabenizou pela campanha à prefeita em Piracicaba. “Demonstrou coragem ao enfrentar uma concorrência muito forte, mas encerra este ciclo com um saldo muito positivo. Espero que o próximo a assumir o Fórum continue dando sequência ao trabalho brilhante da Nancy”.
Também participaram da reunião as assessoras Silvia Morales (eleita vereadora nas eleições do dia 15) e Thaís Passos, Lais Ferraz de Camargo, o advogado Felipe Tebet e os engenheiros Ricardo Delazaro e Rui Cassávia Filho.
Em Fórum, Câmara debate loteamentos irregulares na zona rural
Proposta de IPTU Verde em Piracicaba ganha força com exemplos de fora
Fórum promove reunião, nesta quarta, para debater o 'IPTU Verde'
Fórum aponta necessidade de regulamentar leis urbanísticas
Fórum de Gestão Sustentável debate direito à cidade em evento nesta 3ª
Vereadora apoia projeto urbanístico de revitalização do centro
Política municipal sobre mudanças climáticas é tema de fórum da Câmara
Fórum Sustentável debate Política Municipal de Mudanças Climáticas
Fórum debate adequação do município ao novo marco legal do saneamento
Fórum de Gestão e Planejamento Sustentável realiza 2ª reunião do ano
Fórum de Gestão Sustentável reúne projetos que valorizam agroecologia
Fórum de Gestão e Planejamento Sustentável realiza a 1ª reunião do ano
Projeto une agroecologia e agricultura familiar no Distrito de Artemis
Em solenidade, Câmara entrega placa com as 13 vereadoras eleitas
Escola do Legislativo recebe o nome de “Antonio Carlos Danelon”