Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
Fórum permanente de cidadania inicia discussões temáticas
Espaço de debates promove a interlocução entre parlamentares e a sociedade, conforme iniciativa dos vereadores Gustavo Pompeo e Paulo Camolesi.
Fórum permanente de cidadania inicia discussões temáticas
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A primeira reunião do Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz começa nesta quarta-feira (1º), às 10h30, no salão nobre da Câmara Municipal de Piracicaba, rua Alferes José Caetano, 834, centro.
A criação deste espaço de debate é assegurado pelo decreto legislativo 8/2022, de autoria dos vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Paulo Camolesi (PDT), que são os autores do projeto de decreto legislativo 59/2021, que originou a criação desta iniciativa no município.
Na justificativa do projeto, os vereadores avaliam que a criação do Fórum tem por finalidade debater, realizar estudos e projetos voltados ao acompanhamento das políticas públicas em concepção e em execução relacionadas ao tema.
Também enfatizam a importância de difundir e apoiar ações que afirmam os direitos humanos, justiça e a paz, buscando oferecer um espaço colaborativo de forma ativa para construção e desenvolvimento de ações efetivas em favor da cidadania, justiça e uma cultura de paz.
A finalidade do Fórum é ser um espaço de interlocução entre parlamentares e sociedade civil, abrangendo entidades organizadoras, universidades, além de pessoas interessadas no tema e especialistas, visando construir propostas concretas para o município.
O Fórum Permanente, além de trocar informações, busca fomentar experiências e debates para uma construção de uma sociedade alicerçada em uma cultura de paz e não violência, valorizando assim os direitos humanos de forma integral e muito mais consciente.
Para Gustavo Pompeo, "é importante que a Câmara possa trazer atores da nossa cidade, pessoas relacionadas às temáticas para conhecer e entender dessas políticas. É fundamental que todo cidadão participe e atue diretamente para a formação de uma cidade melhor”, disse.
O vereador Paulo Camolesi ressalta a importância de proposituras que visem desenvolver o senso crítico do cidadão. "Precisamos dar poder ao povo, e esse poder só será possível com o conhecimento, e com a participação ativa das questões de nossa sociedade, quando o povo toma consciência dos seus direitos e também deveres, o processo de construção social fica mais fácil, e a luta por uma cidade também melhora”, conclui.
Notícias relacionadas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Vereador pontua trabalhos que marcaram mandato
Vereador anuncia Caps 3 para antigo prédio da UPA Vila Cristina
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Câmara rejeita veto a projeto de reinserção de dependentes químicos.
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Câmara aprova "Programa de Oficinas Culturais e Esportivas"
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Audiência pública discute emendas ao Orçamento de 2025
Requerimento pede detalhes sobre obras de pavimentação em Piracicaba