
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Para o vereador Gustavo Pompeo (Avante), fórum vai incentivar práticas integrativas e complementares de saúde, promovendo o equilíbrio do indivíduo em sua totalidade
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) é autor do projeto
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 16ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (31), o projeto de decreto legislativo nº 7/2025, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que institui na Casa o Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem-Estar Social. O autor justifica que o fórum deverá fortalecer as políticas públicas e as iniciativas voltadas para o cuidado integral da população, com um olhar preventivo e multidisciplinar.
“A promoção da saúde e do bem-estar social exige uma abordagem ampla, que vá além do tratamento de enfermidades e contemple o ser humano em sua totalidade, reconhecendo a interconexão entre o bem-estar físico, mental e espiritual para o desenvolvimento humano e social”, argumenta Gustavo Pompeo, na justificativa do projeto. “A articulação entre diferentes setores permitirá maior acolhimento e suporte a grupos vulneráveis, assegurando que suas necessidades sejam consideradas na formulação de políticas públicas eficazes e inclusivas”.
O fórum terá o objetivo de promover debates, realizar estudos, solicitar informações e tomar outras providências para acompanhar políticas públicas, discutir e sugerir proposições legislativas e submeter às autoridades os resultados sobre as discussões, entre outras atribuições.
A coordenação do fórum ficará a cargo da Câmara e será composto por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Esportes, Governo e Procuradoria-Geral do Município, além da Diretoria Regional de Saúde, Diretoria de Ensino, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Ministério Público do Trabalho, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas (Comad) e um representante da sociedade civil.
“Serão implementadas metodologias participativas que garantam um diálogo contínuo com a população, por meio da criação de grupos de trabalho temáticos, realização de consultas e audiências públicas, e parcerias com universidades e centros de pesquisa para embasar cientificamente as propostas”, coloca o vereador. “Dessa forma, a criação do Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem-Estar Social representará um avanço na construção de um município mais acolhedor e eficiente, incentivando a participação ativa da sociedade e fortalecendo a articulação entre poder público, especialistas e instituições”.
Ao justificar voto, no Plenário, Gustavo Pompeo disse que trata desse tema desde o início de sua atuação na Câmara. “É um olhar sobre saúde, considerando os aspectos físicos, mentais e sociais. Vamos promover debates, reuniões e audiências públicas, sempre buscando novas soluções para velhos problemas. Garantir que a comunidade tenha voz nas políticas públicas”, afirmou. Confira, no vídeo, a justificativa de voto do parlamentar.
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Requerimento pede transparência sobre emendas enviadas à cidade
Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários
Destino de lodo que está acondicionado em rua é tema de requerimento
Câmara aprova moção de aplausos para a Escola Passo a Passo
Câmara aprova moção pelos 45 anos de empresa do setor imobiliário