EM PIRACICABA (SP) 11 DE OUTUBRO DE 2022

Grupo de Trabalho discute ações do Conselho Municipal da Mulher

A Rede de Atendimento e Proteção à Mulher reuniu-se nesta terça-feira (11); a divulgação de campanha em vídeo contra a violência de gênero também esteve na pauta




Toque na imagem para aumentar

Membras do Rede de Atendimento e Proteção à Mulher se encontraram para discutir futuras ações




Na manhã desta terça-feira (11), o Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher reuniu-se de forma virtual para apresentação das ações previstas para o Conselho Municipal da Mulher (CMM) e para divulgação de campanha audiovisual contra a violência de gênero, realizada em parceria com o Sesc Piracicaba. Estiveram presentes no encontro as vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua”, integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba.

Marilda Soares, presidenta do CMM, explicou como se dará o trabalho do órgão. Composto por 28 integrantes, o Conselho, que já realizou a primeira reunião da nova gestão, deverá atender suas demandas internas – que incluem fazer a revisão do regimento caso julguem necessário, analisar propostas e encaminhamentos das gestões anteriores e receber as novas propostas – e as externas – que englobam ações ligadas às diversas áreas e campos de atuação existentes no município para atender às mulheres.

Ainda segundo Marilda Soares, o Conselho terá o intuito de apresentar ao Poder Executivo algumas propostas para aprimoramento das políticas públicas de gênero dentro do município, além de buscar colocar em prática a legislação já aprovada. “Temos uma série de leis aprovadas na nossa cidade, mas mesmo que regulamentadas elas carecem de plano de ação, de estratégias para a concretização. Precisamos retomar um caminho que começou a ser construído e que, por questões alheias à vontade de todos, como a pandemia (de Covid-19), não conseguimos dar continuidade”, defendeu a presidenta do Conselho, que citou como exemplo a lei 9182/2019, responsável por estabelecer as diretrizes para a política de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

Outro objetivo da gestão do Conselho Municipal da Mulher será, de acordo com a presidenta, será o desenvolvimento do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a partir do estabelecimento de referenciais metodológicos. “É no processo de elaboração do plano que ganhamos força, podendo colocar as demandas junto às conselheiras e demais pessoas que puderem participar, definindo as linhas de ação, os aspectos mais significativos e emergenciais”, declarou.

Também esteve em pauta a campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, desenvolvida por membras da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher em parceria com o Sesc Piracicaba. A advogada Luana Bruzasco, do projeto "Diálogos para Equidade", apresentou a campanha, que contará com sete vídeos a serem divulgados semanalmente às terças-feiras, às 18h30, no canal do Youtube do Sesc Piracicaba. Segundo a advogada, elas partiram de relatos e depoimentos verídicos realizados no Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). “Os vídeos são em primeira pessoa e usam relatos de mulheres que romperam com o ciclo de violência. Dar voz a elas é mostrar que existem formas de viver de outro jeito”, ressaltou Luana.

Futuras ações – A Rede discutiu, ainda, a possibilidade de realização de roda de conversa sobre religiões e as formas de lidar com a violência contra a mulher dentro dos casamentos, com a presença de lideranças religiosas. Segundo Rai de Almeida, o encontro deverá integrar as atividades dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", evento instituído na Câmara de Piracicaba pelo decreto legislativo 14/2017 e que deve acontecer entre o final de novembro e início de dezembro. “Estamos muito doloridas por tudo que tem acontecido, pela violência que tem aumentado significativamente. Acho que estamos precisando de leveza, serenidade, amor e sororidade umas com as outras”, defendeu a vereadora.

A parlamentar falou, também, das reuniões realizadas com representantes do poder público, de entidades do terceiro setor e da iniciativa privada, que têm como objetivo o desenvolvimento de campanha de combate à violência de gênero pautada na elaboração de cartazes a serem espalhados em estabelecimentos públicos e privados. A terceira reunião do grupo deve ser realizada na próxima quarta-feira (19), das 14h30 às 17h, na Sala B do prédio anexo da Câmara Municipal de Piracicaba.

Mulher Procuradoria Especial da Mulher Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas