
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
A Rede de Atendimento e Proteção à Mulher reuniu-se nesta terça-feira (11); a divulgação de campanha em vídeo contra a violência de gênero também esteve na pauta
Membras do Rede de Atendimento e Proteção à Mulher se encontraram para discutir futuras ações
Na manhã desta terça-feira (11), o Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher reuniu-se de forma virtual para apresentação das ações previstas para o Conselho Municipal da Mulher (CMM) e para divulgação de campanha audiovisual contra a violência de gênero, realizada em parceria com o Sesc Piracicaba. Estiveram presentes no encontro as vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua”, integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba.
Marilda Soares, presidenta do CMM, explicou como se dará o trabalho do órgão. Composto por 28 integrantes, o Conselho, que já realizou a primeira reunião da nova gestão, deverá atender suas demandas internas – que incluem fazer a revisão do regimento caso julguem necessário, analisar propostas e encaminhamentos das gestões anteriores e receber as novas propostas – e as externas – que englobam ações ligadas às diversas áreas e campos de atuação existentes no município para atender às mulheres.
Ainda segundo Marilda Soares, o Conselho terá o intuito de apresentar ao Poder Executivo algumas propostas para aprimoramento das políticas públicas de gênero dentro do município, além de buscar colocar em prática a legislação já aprovada. “Temos uma série de leis aprovadas na nossa cidade, mas mesmo que regulamentadas elas carecem de plano de ação, de estratégias para a concretização. Precisamos retomar um caminho que começou a ser construído e que, por questões alheias à vontade de todos, como a pandemia (de Covid-19), não conseguimos dar continuidade”, defendeu a presidenta do Conselho, que citou como exemplo a lei 9182/2019, responsável por estabelecer as diretrizes para a política de enfrentamento à violência contra a mulher no município.
Outro objetivo da gestão do Conselho Municipal da Mulher será, de acordo com a presidenta, será o desenvolvimento do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a partir do estabelecimento de referenciais metodológicos. “É no processo de elaboração do plano que ganhamos força, podendo colocar as demandas junto às conselheiras e demais pessoas que puderem participar, definindo as linhas de ação, os aspectos mais significativos e emergenciais”, declarou.
Também esteve em pauta a campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, desenvolvida por membras da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher em parceria com o Sesc Piracicaba. A advogada Luana Bruzasco, do projeto "Diálogos para Equidade", apresentou a campanha, que contará com sete vídeos a serem divulgados semanalmente às terças-feiras, às 18h30, no canal do Youtube do Sesc Piracicaba. Segundo a advogada, elas partiram de relatos e depoimentos verídicos realizados no Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). “Os vídeos são em primeira pessoa e usam relatos de mulheres que romperam com o ciclo de violência. Dar voz a elas é mostrar que existem formas de viver de outro jeito”, ressaltou Luana.
Futuras ações – A Rede discutiu, ainda, a possibilidade de realização de roda de conversa sobre religiões e as formas de lidar com a violência contra a mulher dentro dos casamentos, com a presença de lideranças religiosas. Segundo Rai de Almeida, o encontro deverá integrar as atividades dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", evento instituído na Câmara de Piracicaba pelo decreto legislativo 14/2017 e que deve acontecer entre o final de novembro e início de dezembro. “Estamos muito doloridas por tudo que tem acontecido, pela violência que tem aumentado significativamente. Acho que estamos precisando de leveza, serenidade, amor e sororidade umas com as outras”, defendeu a vereadora.
A parlamentar falou, também, das reuniões realizadas com representantes do poder público, de entidades do terceiro setor e da iniciativa privada, que têm como objetivo o desenvolvimento de campanha de combate à violência de gênero pautada na elaboração de cartazes a serem espalhados em estabelecimentos públicos e privados. A terceira reunião do grupo deve ser realizada na próxima quarta-feira (19), das 14h30 às 17h, na Sala B do prédio anexo da Câmara Municipal de Piracicaba.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereadora cobra medidas para recolhimento de entulho em praça
Vereadora questiona estratégias para melhoria na gestão de recursos hídricos
Moção reconhece conquista em competição internacional sobre biodiversidade
Vereadora questiona alteração no trânsito em ruas do bairro Astúrias
Câmara aprova novo índice para cobrança de ampliação de rede de água e esgoto
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social