
CLJR analisa projetos sobre perda gestacional e programa de arte para crianças
CLJR também emitiu parecer favorável a projeto de resolução que transfere a suspensão do expediente para o início das reuniões ordinárias
Nove proposituras foram analisadas pela CLJR, em reunião nesta quinta-feira (24)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Em reunião nesta quinta-feira (24), a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) emitiu pareceres favoráveis a nove proposituras. Uma delas é o projeto de lei nº 70/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que institui o Programa de Incentivo à Compostagem Domiciliar em Piracicaba.
O objetivo do projeto é promover a compostagem de resíduos orgânicos gerados nas residências, visando à redução do volume destinado aos aterros sanitários e à educação ambiental da população. O programa será implementado por meio de parcerias com o terceiro setor, universidades, e outras instituições da sociedade civil, sem ônus para o Poder Executivo, através da realização de oficinas, distribuição de material educativo, orientações técnicas e doação de kits de compostagem.
Também recebeu parecer favorável o PL nº 80/2025, de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que institui o mês de abril como o mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial no Calendário Oficial de Eventos do Município. O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
A CLJR é formada pelos vereadores Gustavo Pompeo (Avante), presidente, Renan Paes (PL), relator e Edson Bertaia (MDB), membro. Eles são assessorados pela Procuradoria Legislativa da Casa.
Suspensão de Expediente – A comissão ainda emitiu parecer favorável ao projeto de resolução nº 4/2025, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que altera o Regimento Interno da Câmara e transfere a suspensão do expediente para a primeira parte das reuniões ordinárias. As suspensões de expediente ocorrem pelo período de 30 minutos, para a explanação de especialistas, técnicos, acadêmicos e representantes da sociedade civil, convidados pelos vereadores, sobre temas de relevante interesse público, após aprovação em Plenário.
Atualmente, essas apresentações ocorrem somente no Segundo Expediente, após a Ordem do Dia, quando são deliberadas as matérias pelos vereadores. O projeto transfere essa atividade para o início da reunião, após a Tribuna Popular e entrega de moção.
“Já tivemos situações de pessoas idosas, com muito conhecimento para passar, mas muitas vezes chegavam às 19 horas e conseguiam falar só às 21h30, às 22 horas, porque a sessão era mais longa”, explicou Gustavo Pompeo. “E a pessoa ficava muito tempo ali, não tinha a certeza de quando começaria a fala. A ideia é permitir que a pessoa tenha um horário mais assertivo para falar e que possibilite que aqueles que venham acompanhar estejam presentes no momento da apresentação”.
Como o presidente da CLJR é autor do projeto, o parecer foi assinado somente pelos demais membros.
Além dessas proposituras, também receberam pareceres favoráveis um projeto de decreto legislativo para a concessão de honraria e três projetos de lei para a denominação de espaços públicos. Duas moções de aplausos foram consideradas aptas. Todas seguem em tramitação pelas demais comissões da Câmara até serem levadas a Plenário para deliberação dos vereadores.
CLJR analisa projetos sobre perda gestacional e programa de arte para crianças
Vereadores participam de audiência pública sobre a antiga fábrica da Boyes
Campanha contra abuso infantil é lançada no Centro Cívico
‘Dia de Combate à Cristofobia’ será incluído no Calendário Oficial do Município
Vereador acompanha serviço de infraestrutura na rua Clara Nunes, no Alvorada
Servidores e assessores participam de treinamento para demandas do PCA
Prefeitura quer simplificar processos para destravar regularização de imóveis
Vereador discute investimentos para o esporte com secretário
Moção homenageia 70 anos da Polícia Militar Feminina do Estado de São Paulo
Câmara aprova moção de aplausos pelos 70 anos do Policiamento Feminino
Câmara fará solenidades para homenagear Caterpillar e Bombeiro do Ano
Vereador destaca importância da Festa das Nações para entidades locais
CLJR analisa projetos voltados aos direitos das crianças, mulheres, idosos e PCD
Câmara inclui ‘Dia de Combate à Cristofobia’ no Calendário Oficial do Município
Audiência pública discute regularização fundiária e edificações irregulares