EM PIRACICABA (SP) 10 DE NOVEMBRO DE 2022

Inovações na alimentação são apresentadas em mostra da Fatec

Vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Josef Borges (Solidariedade) prestigiaram o evento




Toque na imagem para aumentar

A 10ª Alimentec foi realizada na manhã desta quinta-feira (10)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Com o objetivo de apoiar a educação e o ensino técnico, os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Josef Borges (Solidariedade) prestigiaram a 10ª Alimentec -  Mostra de Projetos Interdisciplinares do Curso de Alimentos. A mostra foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), na Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) Piracicaba Deputado Roque Trevisan.

A Alimentec é promovida pelo curso superior de tecnologia em Alimentos e contou com a apresentação de projetos desenvolvidos por alunos com o propósito de inovação e aplicação de tecnologias no processamento de alimentos, além da abordagem de conceitos técnicos nas atividades de manipulação, desenvolvimento de produtos de origem vegetal, animal, panificação e bebidas.

A coordenadora do curso de tecnologia em Alimentos, Angela de Fatima Kanesaki Correia, destacou que a edição de 2022 tem a proposta de buscar atender as expectativas e as tendências do mercado. “Os alunos apresentam uma proposta de diversidade de inovação, abordando a questão de sustentabilidade, reaproveitamento de produtos, produção de baixo custo, novas tendências e propostas de processamento de alimentos. É o momento em que a Fatec expõe para a comunidade o que ela realmente prepara em termos de mão de obra para ser absorvida no mercado”, disse.

O destaque dessa edição foi a apresentação do bolo produzido com adição de farinha de grilo, uma fonte de proteína alternativa que está se posicionando em destaque no mercado alimentício. A feira também apresentou projetos como pizza com massa de palma (cactos), bolo com farinha de linhaça, brigadeiro de abóbora, ketchup artesanal com especiarias e nhoque de biomassa de banana verde enriquecido com farinha de scoby.

O vereador Pedro Kawai elogiou a inovação da mostra, com a apresentação de novas propostas e novas ideias. “A farinha de grilo que a gente experimentou aqui é excepcional, é o futuro da proteína na alimentação, então você vê que o projeto piloto que acontece aqui pode ser de grande comercialização lá na frente”, afirmou. Para ele, a Fatec é uma entidade extremamente relevante para formação dos jovens no município.

Para o vereador Josef Borges, Piracicaba está na vanguarda do desenvolvimento superior. Segundo ele, a cidade tem ótimas faculdades e a Fatec cumpre um papel importante. “Eu experimentei farinha de cacto para fazer pizza, um bolinho delicioso feito de farinha de grilo e pude ver que ali tem um valor nutricional muito grande”, relatou. O vereador destacou que o poder público precisa sempre apoiar tais iniciativas e, principalmente, a educação, pois com ela vem o desenvolvimento.

Educação Pedro Kawai Josef Borges

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas