EM PIRACICABA (SP) 02 DE MARÇO DE 2023

IPTU rural: comissão estuda elaboração de lei para resolver impasse

O objetivo é evitar que proprietários rurais continuem sendo prejudicados pela expansão do perímetro urbano




Toque na imagem para aumentar

Comissão de estudos se reuniu na manhã desta quinta-feira (2)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A comissão de estudos criada com a finalidade de analisar, avaliar e propor encaminhamentos acerca de imóveis com características rurais que, devido ao avanço no perímetro urbano de Piracicaba, foram submetidos à cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) retomou os trabalhos na manhã desta quinta-feira (2).

Com o apoio técnico do Departamento Legislativo e da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Piracicaba, os vereadores Gilmar Rotta (PP), presidente da comissão de estudos, e Laércio Trevisan Jr. (PL), relator, discutiram a elaboração e o conteúdo de um projeto de lei complementar que visa estabelecer uma formula de cálculo de IPTU que não seja igual ao da zona urbana, como ocorre atualmente.

A comissão encaminhará um ofício à Secretaria Municipal de Finanças solicitando a relação de propriedades rurais que passaram a pagar o IPTU e o montante de dívidas. “Recebemos um documento que veio um monte de outros impostos e não especificou o que a gente pediu”, afirmou Trevisan Jr.

O vereador Gilmar Rotta destacou que os proprietários rurais não têm condições de pagar o montante que pode chegar a até um milhão de reais, devido ao tamanho das propriedades, que são medidas em alqueires. “A proposta da comissão de estudos é apresentar um projeto de lei complementar com uma fórmula de cálculo de IPTU que seja bem menor do que a zona urbana”, explicou.

O relator da comissão informou que também será colocado no PLC que a ampliação do perímetro urbano para o rural somente se dará na propriedade que o dono tiver interesse em transformar em empreendimento comercial, como por exemplo, a construção de conjuntos habitacionais. Segundo ele, o objetivo é que somente a área particular passe a pagar o IPTU e as propriedades vizinhas continuem pagando o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural).

A próxima reunião da comissão de estudos está agendada para o dia 9 de março (quinta-feira), às 11h30.

Leia mais:

Comissão estuda flexibilização da cobrança do IPTU Rural

IPTU rural: comissão de estudos pede esclarecimentos sobre cobrança

Comissão de Estudos irá analisar cobrança de IPTU de produtores rurais

Proprietários rurais pedem revisão de regras para isenção de IPTU

Zona Rural Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas