Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Lei do Cordão de Girassol é destaque no programa Primeiro Tempo
Combate à pedofilia e tráfico humano também foram temas abordados pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro em entrevista à TV Câmara
Lei municipal 10.058/2024 surgiu por iniciativa do vereador
Crédito: Samuca MiazakiDesde o dia 12 de abril, vigora na cidade a lei 10.058/2024, que instituiu o "Cordão de Girassol" como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência não visíveis. O assunto foi abordado no programa Primeiro Tempo desta quinta-feira (2), pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro (Republicanos), autor do projeto que assegurou a legislação no município.
A redação da lei obriga os estabelecimentos privados do município a inserir o símbolo "Cordão Girassol" para a identificação da pessoa com deficiência não visível, nas placas e dispositivos indicativos de atendimento prioritário, na forma de adesivo.
Durante a entrevista, o parlamentar explicou a diferença do uso do cordão e do adesivo. Segundo ele, o objetivo do cordão de girassol é o atendimento humanizado. “Isso requer da empresa, da entidade, o carinho de olhar para essa situação. Esse assunto tem que ser debatido com a sociedade, para facilitar a vida das famílias”, disse.
Paulo Henrique abordou ainda as iniciativas recentes da campanha de combate à pedofilia, lidera na cidade desde o início do seu primeiro mandato, há 16 anos. O parlamentar comentou da preocupação com o tráfico humano e o aliciamento de crianças por meio das novas tecnologias. "Tem que existir confiança da criança para com o pai e a mãe, de se sentir à vontade para falar o que está acontecendo", recomendou.
Ele apontou ainda a orientação nas escolas como um dos caminhos para esclarecimentos das crianças. "É uma conversa muito pesada, mas tem que ter essa conversa. Tanto os pais em casa, tanto aonde a criança está", declarou.
Notícias relacionadas
Vereador mira continuidade da campanha de combate contra a pedofilia
Voto de congratulações é entregue a autora de livro
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia