
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Evento foi promovido nesta quinta-feira pela Câmara Municipal de Piracicaba.
Encontro debateu assuntos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência
Promovido pela Câmara Municipal de Piracicaba, aconteceu nesta quinta-feira (16), de maneira on-line, o lançamento da Frente Parlamentar dos Vereadores com Deficiência do Estado de São Paulo. O evento também integrou o Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, também da Casa, instituído pelo decreto legislativo 8/2006.
O objetivo do encontro foi debater assuntos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência e promover a troca de experiências entre vereadores com deficiência, eleitos nos municípios de São Paulo, além de abrir espaço para a apresentação de ideias e inovações sobre o tema.
De acordo com o vereador André Bandeira (PSDB), "a Frente Parlamentar propõe a criação de 'pontes' entre o município, o Estado e a federação, para que seja possível trabalhar em prol da inclusão, debatendo com os movimentos, os órgãos representativos e a população, para que seja possível trazer resultados efetivos junto aos municípios participantes".
"Esse primeiro encontro será uma oportunidade de reafirmação do nosso compromisso com a causa e para discutirmos os desafios para a garantia da inclusão e da cidadania dessa população", destacou o parlamentar, que coordena o Fórum na Câmara.
Além de Bandeira, integram a Frente Parlamentar os seguintes vereadores: Talita de Lima Barbosa, de Taubaté; Lígia Moysés, de Conchas; João Paulo Piovan, de São Manuel; Rubens Izidoro, de São Manuel; Claudinei Dinello, de Pirapozinho; Paulo Tsujimoto, de Apiaí; José Gonçalves de Godoy, o Zequinha da Cadeira, de Itaguaçu do Tietê; Leandro Portella, de Araçoiaba da Serra; Letícia Sader, de Penápolis; Sele Rosada, de Capivari; Douglas Kato, de Presidente Prudente; Pedrinho Reinaldo Rosa, de Rafard; Nilson Martins, de Santana do Parnaíba; e Dr. Edison Marconato, de Rio das Pedras.
Lígia Moysés é atualmente a única parlamentar mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Conchas, além de ser a primeira pessoa com deficiência que conseguiu se eleger como vereadora. "Na minha cidade, o tema 'inclusão' nunca foi muito relevante, mas acredito que essa legitimidade que trago da causa tenha trazido mais visibilidade para nosso segmento, e é disso que precisamos", pontuou.
Como pauta prioritária em seu mandato, a vereadora destacou que tem trabalhado de forma assídua com a educação. "Temos muita dificuldade com laudos médicos e, consequentemente, uma dificuldade muito grande com os professores, então estamos trabalhando da melhor forma nessa questão, para que as equipes de educação possam direcionar esses atendimentos aos alunos", explicou.
Em seu primeiro mandato em Penápolis, Letícia Sader é atualmente a presidente da Câmara de seu município. Apesar do pouco tempo de trabalho no Poder Legislativo, ela contou que presidiu por anos a Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis. "Além de mulher, sou mulher com deficiência, então são duas bandeiras. Hoje sou a primeira mulher e também a primeira pessoa cadeirante a presidir a Câmara da minha cidade", declarou.
Letícia disse ainda que, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, realizou uma audiência pública sobre os direitos PCDs. "Mobilizamos muito a cidade e as entidades e hoje tenho a segurança de que não estou lutando sozinha: tem muita gente que estava esperando uma oportunidade para ter voz e unir forças", pontuou.
Na parte estrutural, Letícia ressaltou que o prédio onde está localizada a Câmara de Penápolis dispunha de acessibilidade, mas de maneira parcial. "Cheguei e encontrei uma Câmara já bem acessível para o público, com elevadores e plataforma para tribuna, mas, no lado interno, nas salas dos vereadores não existia acessibilidade, talvez porque nunca pensaram que poderia ter um vereador cadeirante. Então precisei fazer algumas adequações, como a transmissão em Libras, que começou este ano."
De Pirapozinho, Claudinei Dinello está no sexto mantado consecutivo como vereador. O parlamentar é até hoje a única pessoa deficiente no Legislativo da cidade.
O vereador foi um dos que possibilitaram a vinda da Rede de Reabilitação Lucy Montoro para Presidente Prudente, uma luta que, segundo ele, teve início em 2008. "Acho que precisamos também trazer os vereadores que não têm deficiência para que apoiem esse tipo de trabalho e façam a divulgação sobre a importância da inclusão e de requerer direitos", enfatizou.
O lançamento da Frente Parlamentar foi transmitido ao vivo pela página do Facebook da Câmara, onde pode ser revisto na íntegra, e contou com a participação de Thiago Laubstein, intérprete de Libras da Câmara.
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Câmara aprova moção de aplausos para a Escola Passo a Passo
Câmara aprova moção pelos 45 anos de empresa do setor imobiliário
Moção celebra os 125 anos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Moção reconhece atuação de escritório com 25 anos de história
Câmara aprova lei que oficializa evento de mulheres empreendedoras
Vereador acompanha ações para melhorar segurança na Laranjal Paulista
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Vereador cobra retomada urgente de obra na rua Rangel Pestana
Câmara cobra cumprimento de lei para uso do Elevar para fins de lazer
Moradores das proximidades de estação de esgoto reclamam do mau cheiro
Falta de materiais para curativos motiva requerimento ao Executivo
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Evento aborda a conscientização sobre a epilepsia em Piracicaba