EM PIRACICABA (SP) 14 DE DEZEMBRO DE 2022

Livro de coleções de Honorato Faustino é disponibilizado ao público

Doado por familiares do ex-diretor da Escola Normal de Piracicaba, livro traz recortes de matérias de jornais, cartões e um manuscrito sobre sua trajetória como educador




Toque na imagem para aumentar

Entre 103 itens documentais, livro traz matérias de jornais, bilhetes e manuscrito redigido pelo próprio Honorato Faustino

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Honorato Faustino de Oliveira, que atuou como educador e diretor da Escola Normal de Piracicaba – atualmente denominada Escola Estadual Sud Mennucci – deixou, entre outros legados, um livro intitulado “Retalhos de Jornais”, que está, a partir desta quarta-feira (14), disponível ao acesso público na plataforma Atom, sistema que abriga o acervo histórico da Câmara Municipal de Piracicaba.

O livro, que contém 103 itens documentais, incluindo a capa, integra a Coleção Especial da Cápsula do Tempo no sistema Atom. Nele, estão contidas matérias de jornais selecionadas por Faustino, cartões a ele endereçados e, ainda, um manuscrito que aborda sua trajetória como educador. Os itens foram digitalizados, identificados, descritos e transcritos pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara.

O manuscrito redigido por Faustino inicia-se com o seguinte trecho:

“Neste livrinho, assim como em outros de meu arquivo, está registrada, embora desordenadamente e sem observar a ordem cronológica dos fatos, a minha vida dedicada ao mister educativo da infância e da mocidade da minha terra, de 1885 a 1930. Quem tiver curiosidade e paciência de ler, ao menos por alto, o que tenho conservado a esse respeito, verá que fui dedicado à sagrada e mal recompensada missão que o destino me confiou” (em transcrição livre)

Preservação – Segundo Ana Torrejais, conservadora-restauradora no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, o livro foi doado pelo bisneto, Roberto de Oliveira Cardoso, e pela neta do educador, Lurdinha de Oliveira Santos, durante a solenidade de inauguração da exposição “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, realizada em 15 de novembro. A cápsula, assim como os retalhos dos jornais, foi idealizada por Faustino, enquanto diretor da então Escola Normal, em 1922.

O Museu Prudente de Moraes é o responsável pela guarda e preservação do livro. “Nós fizemos uma higienização mecânica, através de pincel macio, para retirar excesso de poeira e algumas manchas. É um pequeno livrinho de bolso que foi bastante manuseado, então o suporte de papel está um pouco fragilizado, as páginas estão amareladas e há manchas que decorrem do manuseamento”, comentou a conservadora-restauradora.

Destaques – A chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, Giovanna Fenili Calabria, elege alguns itens de maior destaque. Entre eles, está uma matéria do jornal “O Estado de São Paulo”, datada de 15 de agosto de 1922, que abordava a ida de uma delegação, composta por professores e alunos da Escola Normal de Piracicaba, à cidade de Campinas; o texto narra de forma detalhada a chegada de trem e a visita.

Outra matéria que se destaca é do Jornal de Piracicaba, publicada em 7 de outubro de 1923. O texto fala sobre um grande concerto realizado pelo coral da Escola Normal – sob a regência de Fabiano Lozano – no salão nobre do Colégio Piracicabano. Dentre diversas informações detalhadas sobre o espetáculo, há o relato de um “incidente”, assim classificado pela matéria: apesar de ser um dever cívico acompanhar em pé os hinos oficiais, grande parte da plateia permaneceu sentada durante a apresentação do "Hino da Proclamação da República”.

Giovanna ressalta, ainda, o manuscrito deixado por Honorato Faustino, no qual narra seu percurso como educador. “Fiz tudo quanto me foi possível a bem do ensino público paulista, com honestidade, boa vontade, não tendo poupado sacrifícios para que a minha espinhosa e árdua tarefa pudesse ter sido bem desempenhada. E o consegui, como foi sempre reconhecido pelo povo e pelas altas autoridades escolares, no que possuo também excelente documentação. Estou perfeitamente bem nesse ponto, com a minha consciência”, afirma, em trecho do texto, o ex-diretor. Ao longo do manuscrito, Faustino declara, ainda, ter sido professor, entre 1895 e 1897, de Júlio Prestes, importante figura política da história do país.

O livro pode ser acessado através deste link.

Biografia – Honorato Faustino nasceu em Itapetininga, em 1867. Sua carreira como professor iniciou-se com aulas particulares; posteriormente, graduou-se como normalista, passando a lecionar em escolas. Complementou sua formação cursando novamente a Escola Normal, formando-se em disciplinas como álgebra, trigonometria, escrituração mercantil, música, economia política, história natural, anatomia, psicologia e inglês.

Depois de diplomado, exerceu o cargo de educador em Itapetininga de 1887 a 1904, e de diretor, em Piracicaba, de 1904 a 1930. De 1928 a 1930, foi também diretor da Escola Normal da Praça da República, na capital, até ser aposentado compulsoriamente por razões políticas. Continuou lecionando desenho e música no “Ginásio 11 de Agosto”, até a Revolução Constitucionalista de 1932, quando as aulas foram suspensas e, devido a uma enfermidade, foi obrigado a se afastar definitivamente da vida no ensino. Honorato faleceu em São Paulo, em 1948, aos 81 anos de idade.

Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, mais de 2.000 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas