Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Mandato Coletivo articula novas possibilidades para a Feirinha Delas
Com o intuito de viabilizar um cronograma de atividades, o Mandato Coletivo se propôs a articular com as secretarias que possam apoiar o grupo
Vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua” (PV), se reuniu com a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, e com a diretora de Turismo, Rose Massarutto, da Semdettur
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua” (PV), esteve, na última sexta-feira (18), na Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em reunião com a secretária Nancy Thame e com a diretora de Turismo, Rose Massarutto, da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). A parlamentar busca apoio para a realização das próximas edições da Feirinha Delas, realizada durante a programação da Semana da Mulher, através do Fórum de Empreendedorismo Feminino da Câmara Municipal.
O Fórum foi realizado em parceria com o Sebrae, que ofereceu uma palestra de capacitação das mulheres empreendedoras e artesãs para o uso das redes sociais como ferramenta de marketing para seus negócios. Após a palestra, as empreendedoras disponibilizaram seus produtos para exposição na “Feirinha Delas”, que aconteceu nos dias 11 e 12, no estacionamento da Câmara Municipal.
Participaram aproximadamente 50 pequenas empreendedoras que produzem artesanalmente produtos de diversas categorias e que demonstraram interesse na realização de outros eventos semelhantes. Com o intuito de viabilizar um cronograma de atividades, o Mandato Coletivo se propôs a articular com as secretarias que possam apoiar o grupo, além de fomentar a cultura do consumo consciente e a economia circular local.
A diretora Rose Massarutto destacou a elaboração do decreto que regulamenta um Programa de Governança para a realização de feiras populares e feiras de artesanato, ressaltando a distinção entre as categorias. Ela também colocou a secretaria à disposição para fornecer palestras de capacitação, com o objetivo de incentivar a regularização de eventuais informalidades, bem como orientar as empreendedoras que se interessarem em se enquadrar formalmente na categoria de artesãs, através da solicitação da carteirinha da Sutaco (Artesanato Paulista) ou no Programa de Trabalho e Renda, através do MEI (Microempreendedor Individual).
A secretária Nancy Thame, que é reconhecidamente defensora das pautas de empreendedorismo feminino e economia circular local, esteve presente na Feirinha Delas e constatou, em conversa com as feirantes, que grande parte delas já se encontra regularizada no MEI e demonstrou abertura para a utilização eventual dos espaços públicos sob sua administração, como os varejões municipais, para a realização da Feirinha.
Como encaminhamento, o Mandato Coletivo apresentará uma proposta, através do Fórum de Empreendedorismo Feminino, para consolidação do grupo de mulheres que desejam dar continuidade à “Feirinha Delas”, bem como irá articular um cronograma de Feira durante o ano.
Notícias relacionadas
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Violência contra mulheres: abertura de evento ocorre nesta terça (19)
Vereadora quer saber se haverá supressão de árvores em praça
Em reunião, vereadora apresenta demandas ao presidente do Semae
Requerimento questiona supressão de árvores na Vila Pacaembu
Companhia de Teatro é reconhecida pela Câmara ao comemorar 10 anos
Vereadora prestigia agricultores locais no 5° Conecta Rural
Vereadora destaca projeto do Memorial Comurba na praça José Bonifácio
Vereadora encaminha demanda da sociedade civil à Semuhget
Líderes comunitários e projetos recebem homenagem pelo Dia da Favela
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Requerimento pede relação de eventos no Engenho Central
Vereadora reforça compromisso ambiental e agradece apoio nas eleições