EM PIRACICABA (SP) 26 DE JUNHO DE 2014

Médico falará sobre infecção neonatal na Câmara de Vereadores

Pedido foi feito pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS), em requerimento aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (26)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O vereador Ronaldo Moschini (PPS) teve aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (26) o requerimento 616/2014, que solicita a suspensão do expediente da reunião ordinária no dia 4 de agosto, pelo tempo de até 30 minutos, para explanação sobre o tema “Infecção Neonatal por Streptococcus agalactiae”, pelo médico Marco Aurélio Carvalho. 

Tema de interesse mundial, o Streptococcus agalatae é uma bactéria, um diplococo gram-positivo, que tem grande importância médica nas infecções neonatais graves associadas com morbidade e mortalidade. Além de também contribuir como causa de infecção na gestante, ocasionando complicações como corioamnionite, endometrite, infecção do trato urinário e de sitio cirúrgico. Também é conhecida como estreptococo do grupo B (EGB). 

De acordo com o requerimento do vereador Ronaldo Moschini, estudos internacionais demonstram que a apresentação clínica da infecção precoce pode ocorrer na forma de sepse (85% dos casos), pneumonia (10%) ou meningite (7%), em geral nas primeiras 24 horas de vida da criança.  “Será de grande valia a apresentação do Dr. Marco Aurélio”, avalia.

Legislativo Ronaldo Moschini

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas